Globo Rural
Nova Xavantina/MT
Uma investigação conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso para apurar crimes na zona rural de Nova Xavantina/MT conseguiu recuperar duas cabeças de gado furtadas de fazendas do munícipio na última quinta-feira (13/2).
De acordo com os policiais, os animais estavam em uma área arrendada por integrantes de uma facção criminosa.
Segundo boletim policial, um dos furtos foi na segunda-feira (10/2), em um sítio a cerca de 70 quilômetros da cidade. A vítima relatou ao chegar na sua propriedade percebeu que os arreios não estavam no local e que um boi estava enroscado em um cabo de aço no curral. O comportamento dos animais também levantou suspeitas, pois segundo a vítima o gado estava arisco e não se aproximava do curral.
Além dos animais, também foram localizados equipamentos como motosserra, pistolas de vacina animal, brincos de numeração animal, e itens para montaria furtados de duas propriedades da região. Todos os bens foram devolvidos para as vítimas. Já os autores, seguem foragidos. Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para identificar e prender todos os envolvidos.
Também chamado de abigeato, o roubo de animais tem tipificação própria no Código Penal, com pena prevista de dois a cinco anos de prisão e multa.