Diego Frederici/FolhaMax
A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJMT) manteve a condenação por tráfico de armas, e associação criminosa, do ex-policial civil e candidato a vereador nas eleições de 2024 mais votado em Água Boa (750 Km de Cuiabá), Sebastião Sérgio Reis (PP). Ele foi sentenciado a 11 anos e 4 meses para cumprimento em regime fechado pelos crimes.
Os magistrados da Segunda Câmara seguiram por unanimidade o voto do desembargador Pedro Sakamoto, num de seus últimos atos antes de se aposentar. Em julgamento na manhã desta quarta-feira (30), ele negou em seu voto um recurso de apelação ingressado pelo vereador eleito.
Nos autos, a defesa de Sérgio Reis argumentou que há fragilidade nas provas e indícios contra seu cliente, que teria se associado a um policial penal identificado como Fabiano Beckmann Pedroso para o comércio ilegal de armas de fogo. O desembargador Pedro Sakamoto não concordou com as alegações, entendendo que ao contrário do que a defesa expôs, a condenação sofrida pelo ex-policial civil detalhou os crimes “de forma exaustiva”.
Segundo a denúncia, Sérgio Reis e Fabiano Beckmann se apresentavam como policiais e pressionavam um terceiro suspeito para que ele “conseguisse” armas, por meio de furto, para eles venderem.
Numa das ações da quadrilha, conforme revelou a denúncia, uma arma de fogo de um “conhecido” de Beckmann teria sido furtada. Ele e Sérgio Reis passaram a pressionar o terceiro suspeito para que ele recuperasse o item bélico, o ameaçando de “plantar drogas” em sua residência para forjar um flagrante.
“O acusado Sebastião Sérgio participava do esquema criminoso juntamente com o acusado Fabiano, e que inclusive, eles se apresentavam como policiais. O acusado Fabiano indicaria o local onde estariam as armas, e, o réu deslocava-se até o local para subtraí-las. Expõe ainda, que, em determinada situação fora furtada uma arma de fogo de um conhecido do acusado Fabiano, e por isto, este, juntamente com o réu Sebastião deslocaram-se até a residência do acusado para pressioná-lo a recuperar esta arma de volta”, diz a denúncia.
O ex-policial civil também seria responsável por cuidar de uma chácara que pertence a Fabiano Beckmann, flagrado com 22 munições (calibre 380), 210 munições (calibre 22), 26 espoletas para cartucho, 16 munições (calibre 38), 01 munição (calibre 32) e 01 munição (calibre 40).
Sérgio Reis foi o candidato a vereador mais votado em Água Boa no ano de 2024, com 817 votos. A manutenção da condenação não reflete imediatamente na perda do mandato, nem na prisão ex-policial civil, que ainda pode recorrer.