NOVA MUTUM, 30 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,63
NOVA MUTUM, 30 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,63
Logomarca

GERAL Terça-feira, 07 de Maio de 2024, 15:03 - A | A

07 de Maio de 2024, 15h:03 - A | A

GERAL / ACUSAÇÕES GRAVES

Alunos de escola estadual de Nova Mutum/MT denunciam autoritarismo de coordenador em relação ao uso de uniformes

Os denunciantes dizem que não é mais aceito nem mesmo o uniforme oficial da escola, apenas o do Governo do Estado

Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum-MT



Alunos da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro de Nova Mutum passaram a denunciar desde a noite de ontem (06), o que eles chamam de "autoritarismo absurdo" do servidor Reginaldo Braga por não permitir a entrada de alunos do período da noite com uniforme antigo da escola ou sem a calça do fardamento oficial.

As redes sociais rapidamente se encheram de postagens marcando o site POWER MIX, a Secretaria de Estado de Educação e o prefeito Leandro Félix. Em todas as postagens a indignação dos alunos evidencia o problema. Pelo menos trinta deles estavam na porta da escola aguardando resolução do problema. 

Eles ainda denunciam a truculência e a falta de educação do servidor Reginaldo, Segundo eles, não houve aviso prévio quanto a obrigatoriedade do uso do uniforme completo. Um dos prints enviado a nós mostra Reginaldo enviando cópia da portaria estadual que obriga o uso de uniformes na rede estadual de ensino. A postagem foi as 20h28 da noite e um pouco antes, uma pessoa não identificada pergunta em tom de preocupação o que teria havido com a confusão dos uniformes e na sequência Reginaldo envia o documento pedindo para que fosse espalhado nos grupos das salas. 

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Educação do Estado e aguarda resposta a respeito do assunto. Em relação a Reginaldo, fizemos contato por telefone às 15h16 da tarde e até o fechamento da matéria não obtivemos resposta alguma. Porém, o espaço continua reservado para que ele se manifeste caso ache necessário.

Leia mais: Diretor da Escola José Aparecido Ribeiro se pronuncia a respeito da polêmica dos uniformes em Nova Mutum/MT

A portaria publicada pelo governo do estado em 29 de fevereiro é explicita em dizer que o conjunto completo do uniforme é obrigatório por força de lei, sendo facultativo apenas o uso do tênis. Ainda de acordo com o documento, os estudantes que são impedidos de utilizar alguma das peças por causa de crenças religiosas, poderão solicitar uma autorização para modificarem as roupas.

O POWER MIX publicou uma reportagem sobre o assunto no dia em que o governador Mauro Mendes assinou a portaria. Leia aqui.

De acordo com a Seduc, o conjunto é composto por mochila, tênis, meias brancas, camisetas, bermudas, agasalho completo (inverno) e calça jeans para o ensino médio.

Alguns pais de alunos disseram a nossa reportagem que vão acionar a justiça contra o que eles consideram um abuso de autoridade por parte de Reginaldo e alguns alunos alegaram à nossa reportagem não terem conhecimento da lei em vigor há mais de dois meses.

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM



Álbum de fotos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comente esta notícia

Natalia Aparecida Scapini Lima 09/05/2024

Bando de atoa mesmo viu. Se é lei é lei e pronto. Vão perder na justiça e vai ficar pior porque e o estado , a secretária de educação e o coordenador pode entrar na justiça pedindo danos morais contra os pais dos alunos que entrar com a ação na justiça. Se o governo não tivesse fornecido o material aí tudo bem a denúncia mais se o material foi entregue só lamento aos pais dos alunos. Vão perder na justiça e vão sofrer punições. PAREM DE CRIA CASO E VAI CRIAR OS PAIS DE VOCÊS.

positivo
5
negativo
0

Joelson Ramos de Souza 09/05/2024

Quem não estiver satisfeito vai pra escola particular. La você compra o uniforme e é obrigado a usá-lo

positivo
4
negativo
0

SANDRA REGINA 09/05/2024

Geração de mi-mi-mi. Não podem ser contrariados. E os pais ainda dão razão. Adolescentes Nutella...

positivo
3
negativo
0

MARCOS FRANCISCO DA SILVA 09/05/2024

Esses pais que hoje acata o pedidos dos filhos e filhas por uniforme são os mesmo que vão na dele agora procurar seu filhos..... no Iml, na boca de fumo...

positivo
0
negativo
0

Flavio Marcelo 09/05/2024

Está corretíssimo o servidor..PARABÉNS pela atitude....não importa se o uniforme chegou atrasado ou não, mas chegou E DEVE SER UTILIZADO NA SUA TOTALIDADE, me admiro com a reação de certos pais que estão mais MIMIZENTOS que os filhos, imagina que daqui a alguns anos eles vão estar com 30/40 anos e vivendo da sua aposentadoria de m...

positivo
5
negativo
0

Rosmari Alves 09/05/2024

Eu acho k tem te usar sim muitas vezes a roupa k os jovens usam e inadequada para ir ao colégio

positivo
2
negativo
0

Joelma Lemes 09/05/2024

É cada coisa da geração mi-mi-mi, difícil era na minha época que tinha que comprar o uniforme, já passei semana sem ir na aula, até meus pais comprar. Tinha que colocar eles pra trabalhar pra pagar esses uniformes, tudo muito fácil criou essa geração aí aí aí ui ui uiiiii. Os pais deveriam ter É vergonha, não estão numa passarela não, não irão usar o corpo não, irão usar é o cérebro, será por isso a dificuldade...

positivo
3
negativo
0

Nelson 08/05/2024

Estamos em maio os uniformes que chegaram são enormes para os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental. Toda vez que algo não dá certo cria uma lei. Ou seja primeiro pra cobrar o Governo deveria ter competência de entregar os uniformes em tempo hábil , fazer levantamento dos tamanhos e não ficar funcionando as mil maravilhas. Alunos estão sem professor e a DRE não dá uma resposta satisfatória. O discurso é lindo mas quem sabe a realidade é quem está no chão da escola

positivo
4
negativo
1

Neide Ferreira de Morais 08/05/2024

A Gestão da escola está correta. A escola não é uma passarela de desfile de moda. Lei é pra ser cumprida. Na nossa época tinha que comprar, e não entrava sem uniforme. Agora ganham e não querem usar. Escola tem que ter disciplina, ordem, está ali pra estudar. Escola não é lugar de bagunça. Imagina esses futuros profissionais, não vão querer usar o uniforme da empresa onde for trabalhar?

positivo
8
negativo
0

JOAO APARECIDO VIELGANCZK 08/05/2024

O estado está dando o uniforme, só é preciso usar... estão procurando pelo em ovo, é muito mi-mi-mi.

positivo
12
negativo
2

Odir Santos 08/05/2024

No meu entendimento o coordenador ou diretoria estão corretíssimo,tem que haver disciplina, ordem e norma. Porque escola e lugar de se estudar e preparar o aluno pra um possível formação profissional. Já pensou o aluno não aprende merda nenhuma e de cara vai com um curriculum em uma grande indústria,chega lá já de boné, chinelo de dedo, bermuda? Correto ????????????????????????????????????????????????

positivo
7
negativo
0

Onde chegarão 08/05/2024

Onde querem chegar esses governantes que aliciam caminhoneiros, agricultores, crentes de todas as vertentes, e agora impõe o militarismo nas escolas? Quais são os reais ideais dessa gente? Querem doutrinar uma legião de cabecinhas sem nenhuma orientação por parte dos pais,(como bem frizou um comentarista anterior:). Gente:(educação -moral e civismo , orientação artistica) isso que precisamos implantar nas escolas.

positivo
1
negativo
4

Anarquista de calcinha 08/05/2024

O que virou a educação desse estado, o diretor está mais preocupado meramente com o formalismo imputado pelo governador, do que ser um PEDAGOGO com consciência, a escola PÚBLICA deveria ser um ambiente plural, com profissionais zelosos e um ambiente cientifico aberto para todos. Alguém precisa avisar o Sr. Reginaldo Braga que essa obediência cega à norma de vestimenta não passa de uma cortina de fumaça, pois o sucateamento da educação na esfera federal (muito por consequência de politicas draconiana do governo do Temer e bolsonaro), é o real problema e quem sai perdendo são sempre os estudantes, a parte mais fraca dessa relação.

positivo
1
negativo
2

David 08/05/2024

Certíssimo a coordenação

positivo
4
negativo
0

José 08/05/2024

Agora tudo e reclamar uniforme e obrigatório tem que usar ficar postando tem muito tempo agora lavar e passar não tem tempo Esse pessoal preguiçoso

positivo
0
negativo
0

Andrea santos 08/05/2024

Para não serem \"excluidos\", o poder publico ofereceu e oferece tudo. Tenho até edo desse futuro, onde pessoas não sabem o que significa palavra \"regra\". Pais que deram trabalho na escola, agora continuam não fazendo a parte deles, deseducando esse futuro assustador pra todos. Por favor, deem valor a educação, ao respeito e a vida...

positivo
4
negativo
0

Cidadão do Bem 08/05/2024

Bando de alunos mimizentos… REGRA É REGRA… Tomem vergonha na cara….

positivo
3
negativo
0

Raylson Santos 08/05/2024

Parabéns coordenadore você está certo, a lei é para todos, caso o senhor não exija o uniforme você vai está prevaricado.

positivo
2
negativo
0

Paulo 08/05/2024

A coordenação da escola está mais que certa,

positivo
6
negativo
1

Duronaqueda 08/05/2024

Independente se o funcionário esteja ali só pra comprir ordens, educação e respeito cabem em qualquer lugar, uma formação que vem de berço, família. Nada justifica tamanho absurdo com o próximo, deixa bem claro a total falta de formação profissional, experiência Zero, isso porque trabalha em escola, ambiente que se produz ciência, ambiente educacional.......

positivo
0
negativo
4

Filhos sem educação 08/05/2024

Esta baderna gerada por alunos, evidenciam o que o sistema educacional enfrenta há anos, filhos sem educação, sem respeito, pais bananas que não têm controle dos filhos, daquele anjinho que chega em casa e tudo pode, nunca ouviram um não na vida. E qualquer pessoa que faça cumprir a lei, está exercendo \"autoritarismo\". São os cidadãos de hoje, sem honra, sem futuro. Os pouquíssimos alunos que querem estudar, provável estavam com uniforme e dentro da sala. Tudo que é de graça não é valorizado. Apostilas que antes nem tinha para todos nem levam, nem fazem tarefa, uniformes jogam fora e desde fevereiro quando o governo fez o decreto, estes \"desinformados\" não assistem aos jornais? Pobres inocentes. A da moça que disse sobre o assédio, existe DELEGACIAS, onde se faz BOLETINS DE OCORRÊNCIA, pois abuso, assédio, etc...é CRIME.

positivo
18
negativo
1

Ze ninguem 08/05/2024

Se é Lei o uso obrigatório há mais de 2 meses e foi amplamente divulgado. Está correto o diretor, se ele não cumpre a Lei, o mesmo esta prevaricando.

positivo
14
negativo
1

Marcos 08/05/2024

Parabéns a postura do coordenador, o governo forneceu as vestes, para que não haja desigualdade. Aluno tem que parar com os mi-mi-mi e aprender que eles vão para escola é para estudar, e nem vem com a desculpa de que não foi avisado da obrigação das vestes, pois quando barrado na portaria se perde um dia e vai sem a veste no outro sabendo da obrigatoriedade.

positivo
9
negativo
1

Comentarista 08/05/2024

Regra é regra, abuso é abuso! Toda a regra se impõe com prazo para adaptação. Porém, no Brasil, sempre vai haver reclamação, pois estamos num país que não há punição para as quebras de legalidade. Quanto aos assédios, convenhamos, tem muita gente vestida de forma inadequada e se comportando mais inadequadamente ainda. Quando se dá espaço, a coisa acontece. Além disso, estamos num país onde os costumes conservadores foram jogados no lixo, basta ver as imagens do show da Madonna no final de semana. Aqui, todo mundo acha que tem direitos, porém ninguém lembra que tem \"deveres\" também. Tudo se resolve no diálogo, e isto já não mais existe. No entanto, a educação deve vir de casa. Os pais são os primeiros responsáveis pela educação dos filhos, onde devem ensinar o respeito, a dignidade e a boa educação. Mas isso, infelizmente não está mais existindo. Essa turma da escola, na hora da saída, não demonstram o mínimo respeito às pessoas que fazem caminhada, pois tomam toda a pista, tanto de bicicleta como de pessoas, gritando, uivando, se agarrando, proferindo palavras de baixo calão e de cunho sexual, enfim, totalmente descolado do que seriam pessoas educadas. Aí querem reclamar por ter que usar uniforme e mais, que ocorrem casos de assédio na escola? Ora, sabe-se de coisas bem piores das escolas, mas que aí ninguém fala. Mas uma coisa é certa, a educação foi para o ralo...

positivo
3
negativo
1

Raul Seixas 08/05/2024

Quero ver quando começarem a trabalhar, pra quem vão reclamar sobre estarem uniformizado. Regras são regras se tem quer assim não pode ser mudado. E os pais deveriam e apoiar o governo ensinando seus filhos a cuidarem dos uniformes e incentivando a usá-los

positivo
4
negativo
1

Wendell 08/05/2024

Os funcionários públicos apenas cumprem ordens. Mauro Mendes é quem manda.

positivo
3
negativo
1

Elias de Lima prado 07/05/2024

Uniforme Para todos sem reclamar

positivo
4
negativo
1

Bairos 07/05/2024

Isso é uma palhaçada, foi avisado somente no dia da reunião com os pais, muitos alunos moram em fazendas, e não puderam comparecer a reunião, outra, a escola se importa mas com o uso do uniforme, ocorreu casos graves como assédio, onde foi comunicado aos superiores, e ninguém fez nada! Além disso, a maioria das calças não tem a numeração certa para os alunos, muitos se sentem desconfortável em usar shorts, e preferem usar calça, isso vem com o problema de insegurança, autoestima etc. os alunos que foram expulso por não estar com o uniforme \"adquado\" estavam com a camisa do governo, calça jeans, e tênis, claramente estavam no padrão da escola, vocês deveriam se preocupar mais em saber se tem alun(o) esta sendo assediado, ou passando por algum tipo de problema dentro da escola,

positivo
6
negativo
2

Agata 07/05/2024

Engraçado que quando eu sofri assédio aí a escola simplesmente disse que não podia fazer nada.

positivo
7
negativo
0

Mariowillian Ribeiro 07/05/2024

Excelente, regras são feitas para serem cumpridas! O que falta para esse jovens são limites e respeito!

positivo
12
negativo
2

Enzi Cerqueira 07/05/2024

Parabéns... Regras ...... simplesmente

positivo
2
negativo
3

Heberti Alves de Souza Barboza 07/05/2024

Acho que essa matéria é demasiada para queimar a autoridade do profissional da educação, olha que tudo que está sendo posto nessa escola foi feito em todas as escolas de mato grosso e antes de tudo por editais e normas que levaram para ingressar a determinação em vigor depois que fosse divulgado em mais de um mês, existe lei que demostra que essas matéria fere o direito dessa escola e desse profissional, mas acredito que o jornaleco não fala da mal educação dos alunos em sala de aula e dos pais que passam pente fino para com seus filhos mal educados, não digo que todos são assim mais maioria reclamou do uniforme.

positivo
6
negativo
4

Elvis 07/05/2024

Os servidores estão cumprindo ordens superiores. São trabalhadores e seguem uma hierarquia. Querem entrar na justiça? Entrem contra o secretário de educação do Estado e o governador Mauro Mendes. Pois tudo isso parte de cima.

positivo
5
negativo
1

Rosana de Jesus 07/05/2024

Bem-vindo ao Brasil ! Onde a lei são para alguns, “o certo está “errado” e o errado está certo”. Uma vida civilmente legal deve haver regras sim , ao contrário já sabem o nome que se dá a esse tipo de comportamento. Se em um ambiente social não respeitam as normas que devem vir de casa ou de berço, nem posso imaginar o cidadão que está sendo formado.

positivo
3
negativo
0

Lucilei 07/05/2024

Acho uma vergonha esses alunos fazendo isso, mais o pior são os pais que apoiam! Vergonha! Vergonha! É lei!! Tem q ser cumprida simmm. Muitos direitos pra esses adolescentes e pouco dever. Tem q fazer usar uniforme sim. Eles ganham. Todos receberam uniforme completo. Escola não e lugar de usar roupa curta. Os pais que tem vergonha na cara não vão defender seus filhos. Muitos deles vão de roupa curta, levam camiseta de uniforme na bolsa e na HR q não puderam entrar na escola colocaram a camiseta e chamaram a imprensa. Vergonha. Pais?? Vamos educar seus filhos por favor.

positivo
3
negativo
1

Luiz Albuquerque 07/05/2024

Se esses desprovidos de inteligência tivessem o mínimo de interpretação de texto, saberiam que os alunos não estão reclamando de usar o uniforme em sí, e sim reclamando de não poderem estudar utilizando o uniforme branco da escola que tem a identificação de ESCOLA ESTADUAL JOSÉ APARECIDO RIBEIRO, e proibiram usam o uniforme branco sem nenhum aviso prévio, apenas quando os alunos chegaram com o mesmo na escola.

positivo
3
negativo
1

Neire Fernandes de assis 07/05/2024

Tinha vouta ter regras nas escolas para este aluno para de reclamar

positivo
4
negativo
0

Neuma Conceição 07/05/2024

Uso de uniforme além de ser obrigatório, ajuda economizar as roupas no dia a dia ☺️. As mamães agradecem ????.

positivo
7
negativo
1

LEONARDO FERNANDO LIMA 07/05/2024

Se é obrigatório o diretor está correto! Não quer usar uniforme advertência!

positivo
7
negativo
0

Rosemilda 07/05/2024

Desde que a Lei estadual foi publicada os alunos estavam sendo avisados, que chegaria o dia em que todos deveriam estar uniformizados para entrada e permanência na escola . Na semana passada foi passado de sala em sala comunicando que a partir de segunda-feira deveriam obedecer a Lei. Muitos alunos tentando burlar a lei levando uniforme na mochila pra não usar, agora estão aí se fazendo de coitadinhos. O jornal antes de publicar esse tipo de matéria tendenciosa deveria fazer primeiro uma averiguação dos fatos..

positivo
15
negativo
0

Gabriel 07/05/2024

Uma sacanagem o que a escola tá fazendo, vários alunos usando a camisa que o governo que foi fornecido e mesmo assim foi barrado no portão da escola, eu mesmo fui com a camisa do governo e com calça jeans clara não deixaram entrar por causa da cor da calça, algumas alunas entraram sem o uniforme e de shorts e o diretor não falou nada, já os homens tinham que voltar pra casa trocar a roupa que quere-se estudar, mesmo estando com a camisa do governo e falando pro diretor que estava no portão barrando as pessoas que vc trabalhou o dia inteiro e foi do serviço direto pra escola eles não quiseram liberar. O diretor tá mais preocupado com a roupa que os alunos vão usar doque com as pessoas que fuma maconha lá dentro da escola.

positivo
0
negativo
13

Lucineia 07/05/2024

Foi avisado em todas as salas e grupos sobre a obrigatoriedade do uso de uniforme, o diretor da escola tbm passou avisando. É obrigatório o uso do uniforme (camiseta) e calça (jeans ou com emblema do estado), todas as peças do uniforme foram disponibilizadas para os estudantes. Foi avisado tbm que não entraria na escola sem o uniforme, a jaqueta só em dia de frio. Muitas mentiras estão sendo espalhadas por aí, procurem a escola para se informar.

positivo
10
negativo
0

Suzianne Ferreira 07/05/2024

O uniforme é obrigatório no estado de Mato Grosso por lei estadual.

positivo
0
negativo
0

Stefhani 07/05/2024

Uma sacanagem, desde 7 anos atrás que estudei na escola é obrigatório o uso do uniforme, agora vem com conversa fiada de autoritarismo, vocês deveriam ter vergonha na cara e irem estudar mais antes de postarem uma atrocidade dessas

positivo
21
negativo
5

44 comentários