NOVA MUTUM, 15 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,05
NOVA MUTUM, 15 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,05
Logomarca

GERAL Sábado, 11 de Fevereiro de 2017, 23:55 - A | A

11 de Fevereiro de 2017, 23h:55 - A | A

GERAL /

Colheita da soja avança em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato



A colheita da soja avança na região médio norte, nos municípios de Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato, a área plantada nesta safra 2016/2017, foi de 560 mil hectares e deste total cerca de 60% já foi colhido.

O engenheiro agrônomo Naildo Lopes, tem acompanhado uma grande parte das lavouras nos dois municípios, e segundo ele, as chuvas de certa forma tem interferido devido as precipitações que nos meses de janeiro e início de fevereiro terem sido as mais altas do últimos dez anos.

“Sem dúvidas isso atrapalha tanto a colheita, bem como resulta na perda de peso e perda de qualidade do produto. Diante desse cenário o produtor atrasa o seu processo de colheita, e isso onera o custo com máquina com pessoal além de outros” pontuou Naildo Lopes.

O engenheiro agrônomo também comentou sobre outro fator que gera transtornos, citando as filas nas descargas que consequentemente gera a falta de caminhões para o transporte dos grãos, e em contrapartida as transportadoras acabam elevando os preços do frente e onera ainda mais o produtor.

“Esta semana no município de Santa Rita do Trivelato, nós acompanhando uma colheita e observamos a situação de um produtor que não encontrou caminhão para transportar a sua safra. Ele tinha dois caminhões ajustados, numa área de 500 hectares, e o caminhão estava permanecendo exatamente quatro horas na fila para descarregar, e esse produtor procurou outros caminhões e não encontrou, numa situação dessa é possível observar a realidade do atual momento”, disse Naildo. O engenheiro agrônomo garante que de forma geral os produtores vão colher mais do que na safra passada, ele também afirmou que pelo que está previsto diante do atual cenário e se as chuvas não causar atrapalho no andamento da colheita até o início de março quase 100% da área plantada deverá ser colhida na região que compreende os dois municípios.

“Desta vez o plantio foi realizado num período mais curto tanto é que tivemos área na região iniciando a colheita em meados de janeiro, e desde então ela vem se prolongando. O auge da colheita é agora e não tenho dúvidas de no início do próximo mês toda a aérea esteja colhida”, concluiu.

Fonte:DiarioNorte



Comente esta notícia