NOVA MUTUM, 14 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,05
NOVA MUTUM, 14 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,05
Logomarca

GERAL Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 09:20 - A | A

14 de Janeiro de 2025, 09h:20 - A | A

GERAL / CHUVAS INTENSAS

Rio transborda, forma cabeça d"água e deixa municípios de MT em alerta após tempestade; veja vídeo

Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes para ajudar nas buscas e socorro aos moradores.

G1/MT
Mato Grosso



As fortes chuvas que atingem Mato Grosso causaram alagamentos e enchentes nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, a 361km e 383km de Cuiabá respectivamente. Imagens aéreas registradas nesta terça-feira (14) mostram a força da água na região.

Salto do Céu e Rio Branco são cidades próximas, separadas por uma distância de cerca de 10 km. Ao g1, a Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros de Cáceres, a 220 km de Cuiabá informaram que equipes estão em deslocamento para ajudar nas buscas e socorro de moradores.

Segundo o morador Evânio Baia, a chuva em Rio Branco começou na noite dessa segunda-feira (13) por volta de 20h e durou a noite inteira. Nascido na cidade, ele conta que apesar do susto, o prejuízo foi só material.

“É algo muito estranho você ver as casas sendo invadidas pela água e saber que não pode fazer nada, pois é muito rápido! Graças a Deus foi só prejuízo material, isto juntamos forças e reconstruímos”, disse.

Na sexta-feira (10), a Prefeitura de Rio Branco publicou uma nota em que informava o reforço de ações do Plano de Contingência para enfrentar possíveis enchentes provocadas pelas chuvas e pela oscilação do nível do Rio Acre e dos igarapés. 

Em parceria com o Governo do Estado, a Superintendência do Patrimônio da União e o Corpo de Bombeiros, a prefeitura antecipou o monitoramento dos bairros em áreas de risco e organização de logística necessária para o atendimento emergencial.

Cabeça d'água

Em Salto do Céu, moradores foram surpreendidos por uma cabeça d’água na cachoeira central da cidade. O fenômeno foi registrado nessa segunda-feira (13).

A cabeça d’água é resultado da chuva em uma área específica do rio ou cachoeira, que faz com que o nível da água suba de forma repentina, reforçando a correnteza. 

A cabeça d’água é muito confundida com outro fenômeno: a tromba d’água. Apesar de serem confundidas popularmente, os dois fenômenos são bem diferentes. A cabeça d’água está ligada à chuva. Já a tromba se forma sugando a água, principalmente, do mar.

VEJA VÍDEO:

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM



Comente esta notícia