NOVA MUTUM, 28 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,83
NOVA MUTUM, 28 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,83
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025, 16:23 - A | A

27 de Fevereiro de 2025, 16h:23 - A | A

GERAL / PESQUISAS

Fóssil de réptil de 237 milhões de anos é achado no Brasil

CNN BRASIL



Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, descreveram uma nova espécie de réptil que ocupava a Terra na Era Mesozoica, por volta de 237 milhões de anos atrás. O fóssil foi encontrado em Paraíso do Sul (RS) tem cerca de 80 centímetros de comprimento e pode ajudar a ciência a explicar a origem dos dinossauros. 

A nova espécie pertence ao grupo chamado de Proterochampsidae, que ocupa uma posição que os paleontólogos consideram crucial na árvore evolutiva dos répteis. O réptil pode ter dado origem tanto aos jacarés e crocodilos quanto aos dinossauros.

O animal foi chamado de Retymaijychampsa beckerorum em um estudo publicado no periódico científico Acta Palaoentologica Polonica. As características do esqueleto levam os pesquisadores a acreditar que o réptil foi quadrupede e carnívoro.  

A característica inspirou o nome do gênero, que combina palavras do grego e do guarani, que significa “crocodilo de perna forte”.  Os ossos robustos da perna indicaram que a espécie possuía membros posteriores bastante fortes, possivelmente utilizados para impulsionar o animal em investidas rápidas na tentativa de emboscar presas. 

Buscas seguem no sítio fossilífero

O terreno onde o fóssil foi encontrado é da família Becker, que foi homenageada no nome da espécie e doou diversos fósseis para a universidade. 

A faculdade relata que, devido à frequência que fósseis raros são encontrados, uma equipe de triagem e preparação de fósseis escavados seguem no local e esperam apresentar novos achados ainda neste ano.



Comente esta notícia