EXTRA
Um homem de 54 anos está internado em condição grave após ser infectado com três vírus com uma única picada de mosquito, numa caso que supreende e desafia médicos nos EUA.
Joe Casey, de New Hampshire, testou positivo para encefalite equina oriental (EEE, na sigla em inglês), vírus do Nilo Ocidental e encefalite de St. Louis.
"Ele deu positivo para EEE, para encefalite do Nilo Ocidental e de St. Louis, mas o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA) e os médicos infectologistas não sabem qual deles o está deixando tão doente", declarou Angela Barker, cunhada de Joe, a uma emissora afiliada da rede CBS.
De acordo com Angela, Joe relatou pela primeira vez que não estava se sentindo bem no início do mês passado, mas não foi internado em hospital, até mais recentemente, quando o quadro se agravou.
"Meu cunhado não é um homem pequeno, e ver alguém que você ama estar tão doente quanto ele e não conseguir falar, se mover, se comunicar por mais de três semanas é assustador e angustiante", acrescentou Angela.
Apesar do longo caminho para a recuperação à sua frente, a família de Casey continua otimista para uma recuperação completa.
Parentes abriram uma página no site de financiamento coletivo GoFundMe para ajudar nas altas despesas médicas. Além disso, eles estão alertando para os riscos das picadas de mosquitos:
"Ele foi picado por um só mosquito. Mantenha-se seguro. Cubra-se. Use repelente. Pode acontecer com qualquer um, e essa é a coisa mais assustadora."
Na semana passada, autoridades de Saúde de New Hampshire anunciaram a morte de Stephen Perry, de 41 anos, após ele contrair o vírus da encefalite equina oriental, transmitido por mosquito.