O Ministério dos Transportes garantiu a liberação de R$ 5 milhões para a conclusão das obras e serviços de infraestrutura na BR-163, na chamada travessia urbana do município. Esta é a última parcela do recurso que estava bloqueado pelo governo federal e, consequentemente, o serviço estava paralisado há vários meses.
Ao todo, estão sendo realizadas adequações em uma extensão de oito quilômetros. A execução das obras e os serviços de melhoramentos na rodovia federal estão a cargo da prefeitura em convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Além disso, a concessionária Rota do Oeste está realizando outras obras de adequações neste mesmo trecho.
A liberação do recurso contou com a articulação política do senador Wellington Fagundes (PR). Ainda não há prazo estipulado para que a obra no município seja retomada e nem quando haverá a conclusão. A obra, neste trecho, compreendeu a duplicação e melhorias para o trânsito da rodovia.
No mês passado, o prefeito Adriano Pivetta (PDT) esteve em Brasília reunido com a Superintendência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo foi propor a transferência da execução da obra, que atualmente é conduzida pela empresa Trimec, contratada pela prefeitura, para a concessionária Rota do Oeste, responsável atualmente pelas obras de duplicação da BR-163, extensão Mato Grosso do Sul ao extremo norte de Mato Grosso.
No final do ano passado, o prefeito convocou reunião emergencial com representantes da empresa e o Dnit para definir prazos de conclusão da obra. Durante o encontro, a empresa foi notificada sobre a retomada das obras, agendada para o dia 5 de janeiro deste ano, o que não ocorreu. Para resolver o impasse o prefeito requisitou audiência na sede da empresa em Cuiabá.
O valor global da obra não foi informado.
Fonte:SoNoticias