A Cooperativa Mutuense de Trabalho (Coomuserv), em parceria com a prefeitura contratou a mão de obra de seis recuperandos do município.Eles trabalharão na limpeza urbana, manutenção de praças, pintura e limpeza de meio feios e poda de árvores. A carga de trabalho é de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, exercerão suas funções até às 11h.
Segundo assessoria, a parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos se dá via Fundação Nova Chance (Funac), responsável pela reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade, além de auxiliá-los na recuperação psicossomática e na assistência familiar. “A Funac, nesse sentido, tem voltado suas ações para a melhoria das condições de vida dos assistidos através da elevação social, moral, física e familiar, assim preparando e mostrando aos assistidos formas de contribuições para o desenvolvimento da sociedade”, explica a presidente da fundação, Cintia Nara Selhorst.
Ao final da parceria, eles pretendem inserir 10 recuperandos no projeto. “Todos recebem um salário mensal e são beneficiados ainda com a remissão de pena”, destaca o presidente da Cooperativa, Eliseu Araújo Sobrinho.
De acordo com o secretário de Trabalho, Antônio Marcos Bernardo, toda a logística de transporte é de responsabilidade da cooperativa. “Os detentos usam tornozeleiras eletrônicas, o que dispensa a escolta; o processo de escolha destes recuperandos foi baseado na Lei de Execuções Penais (LEP)”.
Para o diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum, Antônio Lima, trabalhar o lado humano e social, e pensar na pena não como um castigo, mas sim em um momento de transformar vidas e devolver alguém melhor pra sociedade é o principal objetivo do trabalho desenvolvido em parceria entre as partes.
Fonte:SoNoticias