O presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Luis Carlos Gonçalves, convocou os produtores do município para discutir uma forma de ajudar os representantes das transportadoras e motoristas que idealizaram a manifestação, iniciada na quarta-feira da semana passada, na região, para pressionar o governo para reduzir o preço do óleo diesel e o governo estadual para baixar o ICMS de 17% para 12%, o que representaria queda aproximada de R$,025 no litro
De acordo com o presidente, a ideia é fortalecer o movimento ainda mais. “Com a união de todos que atuam diretamente no agronegócio da região e nessa somatória de esforço, possamos sensibilizar o governo federal quanto às reivindicações expostas pela a categoria”, declarou. “Nós temos uma grande preocupação, pois os produtores dependem do transporte assim como também depende o comércio de forma geral. É por isso que assumimos esse compromisso de engajarmos nesta manifestação para que não seja prejudicado o escoamento da soja”, disse o presidente.
Ele ressaltou ainda que a maior preocupação dos produtores é com um eventual conflito com a classe, relembrando a manifestação dos produtores em 2006, onde na ocasião houve um embate com os caminhoneiros. “Nossa preocupação é evitar possíveis problemas e mantes todas as partes interessadas unidas”, concluiu.
A reunião contou com a presença de delegados da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), representantes dos poderes executivo e legislativo do município e parte dos manifestantes.
Fonte:SoNoticias