Joice Gonçalves/PrimeiraPágina
Mato Grosso
Em um raro e emocionante encontro com a natureza, o fotógrafo da vida selvagem conseguiu registrar imagens impressionantes de uma anta (Tapirus terrestris) com seu filhote. O flagrante aconteceu no fim da tarde, próximo a uma lavoura de milho, e foi descrito pelo profissional como um dos momentos mais marcantes de sua trajetória.
Há tempos, o fotógrafo tentava capturar o filhote de anta, conhecido por suas listras e manchas características, mas só havia avistado o animal à noite, o que dificultava o registro. Desta vez, porém, a sorte estava ao seu lado: mãe e filhote foram avistados próximos a uma lavoura de milho, prestes a adentrar a plantação.
Com cuidado para não assustá-los, Mateus parou a uma distância segura e conseguiu clicar imagens únicas antes que os animais desaparecessem no milharal. “Foi um encontro lindo e inesquecível”, relatou.
Uma curiosidade sobre as antas é que os filhotes de anta nascem com pelagem listrada e manchada, uma camuflagem natural que os ajuda a se esconder de predadores na mata. Conforme crescem, perdem essas marcas e adquirem a coloração uniforme dos adultos.
Veja o vídeo desse encontro surreal: