Amanda Divina/OlharDireto
Jaciara/MT
Marcos Antônio Justino Simões, de 36 anos, morreu em um confronto após atirar em policiais militares durante uma abordagem na noite de quarta-feira (1), em Jaciara/MT (121 km de Cuiabá/MT). O criminoso, que era membro de facção criminosa, agrediu a esposa e pretendia matá-la a tiros.
A mulher relatou aos policiais militares que Marcos ingeriu bebida alcoólica na casa de um amigo e ficou agressivo. Quando retornaram para casa, o homem repreendeu uma menina de quatro anos, sendo que a vítima pediu para que ele não tratasse a criança de má forma, já que a menor não era filha dele.
Neste momento, Marcos desferiu dois tapas no rosto da companheira e pegou uma espingarda calibre .22. A mulher conseguiu fugir de casa com um dos filhos e se escondeu na propriedade de uma vizinha. Marcos foi até a casa e continuou fazendo ameaças de morte, mas acabou entregando o armamento para um dos moradores após uma conversa.
Após o homem retornar para casa, a Polícia Militar foi acionada para ir até o local. Quando os agentes estavam se aproximando do imóvel, Marcos pegou outra arma de fogo e efetuou vários tiros na direção da equipe que revidou os disparos.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas Marcos já estava sem vida. Em uma checagem no sistema, foi constatado que o criminoso estava usando tornozeleira eletrônica e que estava em liberdade condicional. Marcos tinha diversas passagens criminais, entre elas ameaça, roubo, lesão corporal e tráfico.