NSC Total
Vancouver/Canadá
Um motorista atropelou várias pessoas que participavam de um festival em Vancouver, no Canadá, neste fim de semana. De acordo com o g1, há registro de ao menos nove pessoas mortas. O homem que estava ao volante foi preso. A polícia local não acredita se tratar de um ato terrorista. O atropelamento ocorreu por volta das 20h deste sábado (26), no horário local de Vancouver — o que corresponde a meia-noite deste domingo (27) no Brasil. O público já estava começando a deixar o festival alusivo ao Dia de Lapu-Lapu, um evento cultural filipino, quando ocorreu o acidente.
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, expressou consternação sobre o caso em publicação no X:
“Estou chocado e profundamente triste com o terrível incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu. Trabalharemos para fornecer mais informações o mais breve possível. Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil”.
Atualmente, o Canadá tem quase 1 milhão de pessoas de origem filipina. Isso representa cerca de 2,5% da população. Lapu-Lapu é considerado um herói nacional filipino e símbolo de resistência contra o domínio estrangeiro.
Testemunhas contaram a jornais canadenses que perceberam o carro preto em local indevido e, logo na sequência, houve um barulho alto do veículo acelerando. Quando se deram conta, pessoas estavam mortas pelo chão e outras várias feridas, mobilizando equipes de resgate.
VEJA VÍDEO: