Só Notícias
Os agricultores de Mato Grosso estão autorizados a plantar soja a partir deste domingo. É que no sábado, termina o vazio sanitário no Estado, período de 90 dias em que é proibida a existência de plantas vivas de soja nas lavouras.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a estimativa é de uma produção de 32,3 milhões de toneladas da oleaginosa, cultivados em 9,5 milhões de hectares no Estado.
De acordo com o gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Daniel Pasculli, o plantio não começará massivamente após o final do Vazio Sanitário. “O tempo ainda está seco na maioria das regiões do estado e é preciso aguardar a regularização das chuvas”, diz.
Pasculli reforça que os agricultores precisam se ater, no início da safra, à qualidade das sementes que estão chegando às propriedades rurais. “As condições de transporte e armazenagem das sementes na fazenda são fundamentais para manter a qualidade até a hora da semeadura”, afirmou, por meio da assessoria.