Os bancários de Mato Grosso deliberaram na quinta-feira, 1º de outubro, iniciar a greve da categoria no dia 06 de outubro. Uma assembleia geral foi realiza na noite de ontem pelos funcionários dos Bancos, onde a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foi rejeitada.
Os Bancos ofereceram aos trabalhadores índice de 5,5% e o abono de R$ 2.500. A greve iniciara à 0h do dia 06 de outubro, ou seja, na próxima terça-feira. A paralisação será por tempo indeterminado.
De acordo com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro em Mato Grosso (SEEB-MT), a proposta apresentada pelos bancos representa uma perda de 4%, uma vez que atingiu 9,88%.
"Desrespeitosa é a palavra que define a proposta dos bancos. A volta do abono salarial e um índice de reajuste que não repõe nem a infração e afronta a Categoria. A nossa resposta será dada na rua”, declara o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, José Guerra.
O Sindicato revela que reivindicações foram entregues aos Bancos no dia 11 de agosto. Após cinco rodadas de negociações os patrões não apresentaram algo de concreto. Além disso, os bancários pontuam que os Bancos não apresentaram "nada em relação às reivindicações sobre garantia de emprego, saúde e condições de trabalho e segurança".
Fonte:AgroOlhar