Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum/MT
O diretor da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro de Nova Mutum acaba de falar com a reportagem do POWER MIX a respeito da polêmica divulgada agora há pouco sobre o uso obrigatório dos uniformes. Gentilmente Edimar Fernandes nos atendeu por telefone e explicou suas razões em exigir o uniforme completo.
Segundo Edimar, a portaria do governo do estado é datada do final de fevereiro e o estado esperou muito, deu todos os prazos, fez reunião com a comunidade escolar e agora chegou a hora de cumprir a lei de fato.
Edimar nos conta que a situação é frustrante, pois mesmo depois de ter distribuído uniforme para todos os alunos, ainda assim a regra estava sendo desrespeitada. "No dia 04 de abril fizemos reunião com a comunidade escolar, explicamos a necessidade de cumprir a lei, do uso completo do uniforme, não fomos nós que criamos a lei, é uma ordem do governador, a autoridade máxima do estado e tem que ser cumprida senão nós acabamos incorrendo em prevaricação" disse Edimar.
Segundo Edimar, mesmo com a negativa dos alunos em utilizar o uniforme, a escola voltou a distribui-los e eles acabam por jogá-los por todos os lados da escola. No banheiro, no pátio, até dentro do vaso sanitário eles descartam o fardamento que custou ao todo mais de R$ 120 milhões de reais aos cofres públicos nos relatou Edimar.
Foto: Divulgação

O diretor nos enviou algumas fotos que evidenciam o desleixo dos alunos com o material. As fotos mostram uniformes jogados nos mais diferentes cantos da escola. "Para que você tenha idéia, hoje ainda distribuÍmos uniformes, eu mesmo entreguei um short à um aluno e pedi que ele fosse ao banheiro e vestisse, ele foi e logo em seguida ele tirou a peça e jogou pela janela." reclamou ele.
A situação relatada a nós evidência uma falta de educação e noção de civismo absurdas por parte dos infratores e as cenas são lamentáveis. Em relação aos uniformes, Edimar diz que a escola continuará a exigi-los e que desde ontem está proibido o acesso as dependências da escola sem eles.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
Erivaldo 12/05/2024
Geração celular! Sem educação e sem respeito ao próximo! Essa é a geração do Google, tira o celular deles, e não saberão responder nada, nem fazer um trabalho! Famosa geração burra
Mizii 11/05/2024
A verdade é que estamos diante de uma geração sem limites, cresceram comendo e dormindo sem saber quanto custa e quanto soa eles ter o q nem mereciam, se acham, e infelizmente cabeças vazias e a ignorância prevalece. Filhos educados não fazem isso, infelizmente está nessa situação e isso é responsabilidade dos pais. Todo local tem regras. Precisam crescer aprendendo elas p saber seguidas quando adultos. Mas vivem dentro de uma bolha a única porcaria q eles usam é o celular p ser lesados e mau educados. Não respeitam nenhum tipo de hierarquia e no final não sabem nem fritar um ovo. Mas afinal onde estão aqueles que na pandemia não conseguiram aguentar eles em casa e achavam q era culpa de professores e que deviam voltar p suportar esse tipo Td dia. Precisa começar cortar tanta regalia sem mérito.
Marco 11/05/2024
Me impressiona como esse povo nao obedece as autoridades, nao tem respeito as leis..grande parte da população desta cidade e assim. Nao sei se isso e coisa de bolsonarismo mas o que vem a mente para justificar tanta ignorancia seria isso.
Marcos Ronaldo Lima 11/05/2024
Regras é ato de disciplina e vem de berço
Edu 10/05/2024
Por quê os diretores, coordenadores, professores e demais funcionários não são obrigados a usarem uniformes também? Por que o governo do estado também não distribui uniformes de pessima qualidade para seus profissionais e também os obriguem a usar esses uniformes? É facil cobrar o uso de um material péssimo, que não tem qualidade e tampouco é padronizado em seus tamanhos... entendo perfeitamente os alunos!!
Luciano Nascimento da Silva 09/05/2024
Meus parabéns diretor. Tem que por ORDEM, REGRAS, NORMAS, DISCIPLINAS nessa geração sem educação, sem respeito, sem limites. Vou além, deveriam ser expulsos da escola e fazer pagar os gastos dos uniformes !!!
Edileusa M B G Serra 09/05/2024
Acho que é falta de diálogo com os estudantes é preciso ouvi Los por isto é importante um grêmio estudantil, na escolha dos uniformes tem que ter opção de modelos pra escolher, bem como ouvir as demandas dos alunos sobre os problemas da escola: infra estrutura, pedagógico, administrativo, os estudos comprovam, imposição em pleno séc XXI pra comunidade escolar não funciona , tem chamar eles pras responsabilidade que eles mesmos irão construir, dentro de um parâmetro é claro, quando isto acontecer muita coisa vai melhorar
Eliana 09/05/2024
Absurdo é comprar essa montanha de uniforme sem consultar a comi dade escolar e depois de ver que errou, qudrer obrigar as escolas a fazerem o trabalho sujo: a Seduc sempre orientou que por força do ECA e da Constituição o aluno tem o direito de entrar e permanecer na wscola durante o horário de aulas. Por que o secretário de educação não vai para as portas discutir com os pais e alunos? Porque sabe que está errado, uma lei estadual não pode passar por cima de leis federais, daí querem jogar o penino nas costas da direção. Sem falar na falta maciça de profissionais para atuarem em patios e portões, o que obrigada direção e pedagógico a deixar seu trabalho para ficar enxugando gelo nos portões.
Odir Santos 08/05/2024
Esta de parabéns ????????????????????????????????????????essa escola, tem que ter disciplina, ordem e conduta. Já foi o tempo de alunos se querer achar que pode ir na escola pra estudar de chinelo de dedo, bermudão tipo samba canção como se vai pro Havaí e de havaianas e de boné pacano de pan kkkkkkkkk
Anonima 08/05/2024
O jeito e fazer o provão e sair dessa escola, des de que trocou de força maior tem dado tudo errado. So pq ele ja trabalhou em escola PARTICULAR não tem que querer transforma a publica em uma!!!
Zé ninguém 08/05/2024
A regra é para ser cumprida. O uniforme é gratuito. Nos anos 90 o uso era obrigatório e você tinha que comprar, e não tinha todo esse mínimo. O diretor está correto em cobrar.
Laura 07/05/2024
NAO DEVEM AFASTAR FUNCIONÁRIO QUE FAZ SEU TRABALHO POR MENORES INFRATORES. Olha o absurdo e vandalismo em jogar em vaso sanitário nosso dinheiro, esse é o futuro, apoiar a vandalismo, só faltaram tirar as calças e protestar com a genitália exposta. Parem de acham normal, fazem levantamento das notas dos alunos para saber se eles pelo menos pagam com suas notas o privilégio de ter uniforme, AR-CONDICIONADO EM SALA, a maioria vão para escola fazer arruaça, sou a favor sim dos pacientes educar, desrespeitou as regras os pais assumem o papel de educar, ou o mundo educa, a cadeia educa! Tem direitos, e os deveres não tem nenhum, dever de respeitar o professor, respeitar o colega, evitar telefone em aula, não usar cigarro eletrônico ou drogas como ficam fazendo quando saem da escola. Pais que não educam vão visitar seus filhos na cadeia. Cansei de ver política pq o cigarro eletrônico tá passando de boca em boca e nem à polícia tem responsabilidade de ficar educando seus filhos. Vocês estão dando mídia para eles usarem calça jeans justas apertadas, que abafam a região íntima promove o desequilíbrio da flora genital, aumentando os riscos de candidíase. Parabéns ????????
WASHINGTON LUIZ CORDEIRO GUIMARÃES 07/05/2024
Só fico observando a geração de hoje, na vdd, o exemplo deveria começar em casa, regras devem existir e serem cumpridas, por outro lado, vemos um gestor preocupado em manter a ordem e disciplina; agora o errado é o diretor? Infelizmente, o certo é errado e o errado é certo, é uma questão de bom senso e responsabilidade, se cada um cumprisse com seu dever dentro da sociedade, com certeza, seríamos uma sociedade mais justa e coerente. Como pai, deixo aqui meu apoio a direção da escola estadual J. A. Ribeiro, parabéns ao diretor e professor Edimar pelo posicionamento firme, se tudo está de acordo com as normas e regras, então, não há porque temer, é só fazer cumprir -se a lei, simples assim.????????????
Assis 07/05/2024
Se investigarem a fundo, vão descobrir que a empresa que faz limpeza de ar condicionado e instalação de câmeras, é do próprio diretor, a mesma que ele é sócio.
Andreia 07/05/2024
Devemos dar valor ao que recebemos, vergonhoso e falta de respeito jogar fora os uniformes, não adianta cobrar dos politicos e Nao fazermos nossa parte, se existe a regra de usar uniformes tem que usar e cuidar dos mesmo, afinal é dinheiro publico. Parabéns a atitude do diretor, usar uniform é o minímo que um aluno deve fazer em uma escola.
ROSA ISLANY SILVA ROCHA 07/05/2024
Acredito que sim e obrigatório o uso do uniforme,mas não deveria ser obrigatório o uso das calças afinal entregar uma calça e exigir que os filhos vá todos os dias com ela,não vejo possibilidades,os pais investiram muito também nas calças do começo do ano, só porque agora deram 1 calça se acham no direito de descartar as que foram compradas com o dinheiro de nosso suor,acho isso desnecessário.quer exigir tudo bem tá no direito mais também tivemos gastos pois não distribuirão antes, principalmente as calças.
João 07/05/2024
Enquanto isso, a situação dos banheiros é precária; já ocorreu assédio de aluno contra aluna em plena sala de aula e foi comunicado à coordenação, mas não fizeram nada a respeito; uma professora trancou os alunos na sala, entre vários outros absurdos. Além disso, ontem, durante toda essa polêmica, um aluno negro estava de uniforme completo e não foi permitido entrar. Além disso, eles avisaram em cima da hora sobre a obrigatoriedade do uniforme; o documento que eles disseram que enviaram foi mandado nos grupos já às 20:38 da noite de ontem, até então não tínhamos consciência destas leis. Isso foi uma falta de respeito por parte da escola sim.
Anônimo 07/05/2024
Enquanto isso, a situação dos banheiros é precária; já ocorreu assédio de aluno contra aluna em plena sala de aula e foi comunicado à coordenação, mas não fizeram nada a respeito; uma professora trancou seus alunos na sala, entre vários outros absurdos. Além disso, ontem, durante toda essa polêmica, um aluno negro estava de uniforme completo e não foi permitido entrar. Além disso, eles avisaram em cima da hora sobre a obrigatoriedade do uniforme; o documento que eles disseram que enviaram foi mandado nos grupos já às 20:38 da noite de ontem, até então não tínhamos consciência destas leis. Isso foi uma falta de respeito por parte da escola sim.
João Pedro 07/05/2024
Boa noite , o diretor além de forçar o uso do uniforme , ele grita com os juntamente com os coordenadores e acham que se resolve assim , as roupas são quentes e desconfortáveis além disso não tem medidas , para pessoas gordas não tem , a escola está caindo aos pedaços com as portas dos banheiros arrancadas e as fotos retiradas foi do turno noturno a onde não tem supervisão , o Reginaldo mesmo , deixa os alunos para fora da escola, um exemplo disso é que nos dias de chuva , os alunos foram barrados pelo Reginaldo , ele alegou que não era problema dele e que os alunos teriam que voltar pra casa, isso é atitude de um coordenador de uma escola, pelo amor de deus né meu povo
raphael 07/05/2024
A exigência do uso de uniforme escolar pode ser considerada uma medida de organização que busca promover valores positivos entre os estudantes, como disciplina, igualdade e pertencimento à comunidade escolar. Contudo, a efetivação dessa política depende da capacidade do Estado em fornecer os uniformes de maneira adequada e igualitária a todos os alunos. No contexto específico da nossa escola, a distribuição dos kits de uniforme revelou-se deficiente, com alunos não recebendo os itens completos devido à falta de tamanhos adequados de camisetas. É relevante destacar que, enquanto alguns alunos podem optar por não utilizar o uniforme, outros podem desejar e necessitar dele para se sentirem parte integrante da comunidade escolar. Entretanto, devido à escassez na distribuição, mesmo aqueles que desejam o uniforme podem estar privados dessa oportunidade. Diante desse cenário, é imperativo ressaltar que, de acordo com a legislação vigente, a exigência do uso de uniforme escolar deve ser acompanhada pela responsabilidade do Estado em assegurar o fornecimento integral e justo dos uniformes. Portanto, caso um aluno não tenha recebido o uniforme devido a falhas na distribuição, não é razoável que seja impedido de frequentar as aulas ou expulso da escola por não estar utilizando o uniforme. Em vez disso, é fundamental que a instituição escolar e as autoridades competentes resolvam essa questão de modo a garantir que todos os alunos tenham acesso aos uniformes necessários para participar das atividades escolares de maneira adequada.
João Pedro 07/05/2024
Boa noite , o diretor além de forçar o uso do uniforme , ele grita com os juntamente com os coordenadores e acham que se resolve assim , as roupas são quentes e desconfortáveis além disso não tem medidas , a escola está caindo aos pedaços com as portas dos banheiros arrancadas e as fotos retiradas foi do turno noturno a onde não tem supervisão , o reginaldo mesmo , deixa os alunos para fora da escola, um exemplo disso é que nos dias de chuva , os alunos foram barrados pelo reginaldo , ele alegou que não era problema dele e que os alunos teriam que voltar pra casa, isso é atitude de um coordenador de uma escola, pelo amor de deus né meu povo
Duda:) 07/05/2024
Acho engraçado que ultimamente o diretor só anda preocupado com uniformes e câmeras espelhadas pela escola, sendo que a reforma que já deveria estar pronta, está pela metade; realmente é muito desrespeitoso da parte dos alunos de saírem jogando os uniformes por aí, mas há um porém, não me lembro do diretor ir na minha sala explicar detalhadamente sobre o uso obrigatório do uniforme completo e sim dele apenas chegar lá e falar:\"Pessoal o uniforme tem que ser usado por vocês\", sem explicar se deveria ser completo ou não. Eu também acho um descaso os alunos serem mandados embora e serem expedidos de participar da aula por não estarem usando o \"uniforme completo\", pois acho que para quem quer estudar, não há necessidade de uma roupa ser um empecilho para o conhecimento. Ele está gastando tanto com a \"segurança\" da escola que está esquecendo que deveria ser um bom líder para a escola. Pois estudo na José faz dois anos, e só agora estou vendo o diretor \"fazer alguma coisa, já nesse tempo todo era raro ver o mesmo na escola e se preocupando em fazer algo de relevante para a instituição. Estou revoltada também com o impedimento dos alunos dos terceiros anos serem brecados de fazerem a camiseta e realizam os trotes, pois como todos sabem, são tradições dos terceiros, era para ser um último ano inesquecível,mas até agora só estou muito desanimada. Realmente são coisas que um bom diálogo resolveria, porém os responsáveis pela administração da escola estão fazendo um péssimo trabalho.
raphael 07/05/2024
A exigência do uso de uniforme escolar pode ser considerada uma medida de organização que busca promover valores positivos entre os estudantes, como disciplina, igualdade e pertencimento à comunidade escolar. Contudo, a efetivação dessa política depende da capacidade do Estado em fornecer os uniformes de maneira adequada e igualitária a todos os alunos. No contexto específico da nossa escola, a distribuição dos kits de uniforme revelou-se deficiente, com alunos não recebendo os itens completos devido à falta de tamanhos adequados de camisetas. É relevante destacar que, enquanto alguns alunos podem optar por não utilizar o uniforme, outros podem desejar e necessitar dele para se sentirem parte integrante da comunidade escolar. Entretanto, devido à escassez na distribuição, mesmo aqueles que desejam o uniforme podem estar privados dessa oportunidade. Diante desse cenário, é imperativo ressaltar que, de acordo com a legislação vigente, a exigência do uso de uniforme escolar deve ser acompanhada pela responsabilidade do Estado em assegurar o fornecimento integral e justo dos uniformes. Portanto, caso um aluno não tenha recebido o uniforme devido a falhas na distribuição, não é razoável que seja impedido de frequentar as aulas ou expulso da escola por não estar utilizando o uniforme. Em vez disso, é fundamental que a instituição escolar e as autoridades competentes resolvam essa questão de modo a garantir que todos os alunos tenham acesso aos uniformes necessários para participar das atividades escolares de maneira adequada.
Josiel Marcelino da Silva 07/05/2024
Poxa cara Diretor tá super certo, se o governo fornecer o uniforme e pra usar, na escolas tem que ter ordem
Heleomar 07/05/2024
Isso ai Diretor Edimar, esta de parabéns, regras foram criadas para serem cumpridas, que outros diretores e coordenadores siga o exemplo e tenha a mesma atitude.
Anonimo 07/05/2024
Vcs que são contra são tudo baba ovo desse diretor, se vcs acham que e tão bom assim vão vcs, as roupas que era pra ser na medida são tudo erradas, além de ter falado que preciso ir com alguma peça do uniforme como a camiseta, e todas as fotos são tiradas no período da manhã e os que estudam no período noturno que pagam pelos atos dos outros
Jaqueline 07/05/2024
Na minha época era só uma camiseta, ainda era comprada, nao ganhava nada. E agora que é tudo dado, desde sapato, querem fazer bonito jogando fora!
Almeida 07/05/2024
Meus parabéns ao diretor,tem mais é que fazer valer a lei mesmo.Desde de sempre foi obrigatório o uso de uniformes e hoje imbecis que não valorizam o que ganham de graça se acham no direito de fazerem a própria lei??? Que todos os diretores se cumpram que a lei do estado sim.
raul Cezar Couto De Melo 07/05/2024
Rapaz, mas ngm se pronúncia do pessoal fumando cigarro no banheiro pq?
Marcos 07/05/2024
Os coordenadores e diretores da Escola José Aparecido Ribeiro tem um grupo com os líderes e vice-líderes de sala no WhatsApp e mesmo assim não comunicar os obrigatórios do uniforme publicaram no dia 6 de Maio às 8:28 da noite. Então não tem justificativa para que os coordenadores e diretores deixam os alunos fora de sala.
Artemio 07/05/2024
Desde sempre o uniforme teve que ser usado. E no meu tempo de estudante, era comprado com dinheiro próprio. Hoje babacas recebem de graça e ainda não querem usar? Todo apoio a todos os diretores e que façam se cumprir a lei e engrandecer o nome dos colégios.
ilma 07/05/2024
Tão reclamando porque tem uniforme se não tivesse querian ácho um absurdo pois se tem e pra ir uniformizado pois meus filhos vão todo dia de uniforme tem qui ir
32 comentários