Da Redação
Mato Grosso
Mais de 16 mil estudantes farão provas, neste domingo (13.10), para ingresso nas 28 escolas estaduais militares da Rede Estadual de Ensino. O processo seletivo é para as unidades Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBMMT).
As escolas, sendo 23 sob gestão da Polícia Militar e 05 do Corpo de Bombeiros Militar, ofertam 4.379 novas vagas distribuídas em 23 municípios. A maior concorrência foi registrada na Escola Estadual Militar Tiradentes Presidente Médici, de Cuiabá, que registrou 2.422 inscrições para 84 vagas, ou seja, uma taxa de 28,83 inscritos por vaga.
Segundo a tenente-coronel Nágila de Moura Brandão, coordenadora das Escolas Militares na Seduc, nos dias 16 e 17 de setembro, os candidatos puderam entrar com recurso contra o indeferimento de inscrição por meio de formulário eletrônico. “O resultado dos recursos contra o indeferimento de inscrição foi publicado no dia 30 de setembro de 2024, também no site da Seduc”, detalha.
Ela explica que a nota final do seletivo será obtida pela soma de acertos em Matemática e Língua Portuguesa. Já os candidatos que ficarem como classificados formarão o cadastro de reserva e poderão ser convocados, em caso de desistência, desclassificação ou de não comparecimento para matrícula de candidatos aprovados ou, ainda, de eventual aumento de vagas para o ano letivo de 2025, obedecendo a ordem da classificação, conforme cota ou ampla concorrência.
A prova terá caráter classificatório e eliminatório para preenchimento das vagas, conforme estabelecido no Edital e será realizada no dia 13 de outubro de 2024 nas dependências das Escolas Estaduais Militares Tiradentes e Escolas Estaduais Militares Dom Pedro II.
“A divulgação do resultado final será no dia 22 de outubro e o período de matrícula será de 8 a 13 de janeiro de 2025. É importante que o candidato busque mais informações no edital e não perca os prazos”, finaliza Nágila.