Balanço da Secretaria de Saúde aponta que 54,82% da população a ser vacinada contra a gripe já foi atendida. Isso representa que os postos já aplicaram 2,8 mil doses da vacina nos diferentes grupos prioritários que são os alvos desta campanha, que iniciou no dia 4 e segue até o dia 22 deste mês. A meta é imunizar 80% do público alvo.
“Nossa avaliação da campanha é positiva. Os dados alcançados estavam dentro da nossa estimativa. Na última semana, obtivemos um aumento de 15% na estimativa, mas continua sendo necessário que a população compareça aos postos”, destaca a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Camila Schirmer.
Dentre os grupos prioritários estão as puérperas (até 45 dias após o parto) apresentam até o momento a maior cobertura vacinal, somando 69,89%, seguido dos idosos (59,45%), crianças (56,79%), gestantes (52,48%) e, por último, os trabalhadores da saúde, com 29,26% da meta.
A vacina imuniza contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B).
A campanha contou com um “dia D” de vacinação, realizado no último sábado, no qual todas as unidades de saúde mantiveram-se abertas realizando atendimento a população.
Fonte:SoNoticias