Oliveira Júnior/GD
Nova Mutum/MT
Começa neste sábado (11) o Campeonato Mato-grossense/2025, com 3 jogos: União x Mixto se enfrentam às 18h, no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, que inaugura oficialmente o seu novo sistema de iluminação. Também no interior o Nova Mutum recebe o Academia, às 15h30, e o Luverdense recebe o estreante Primavera, às 18h. A rodada será completada domingo com Operário x Cuiabá, às 18h, no Dito Souza, em Várzea Grande. Folga na rodada o Sport Sinop.
Com a desistência do Cáceres, que enfrenta problemas com o estádio Geraldão, ainda sem condições de receber a competição, a tabela teve que ser alterada. Além disso, o encurtamento do calendário do futebol nacional, provocado pelo Mundial de Clubes em junho/julho, fará o regional terminar no final de março.
Outra mudança que aumenta a competitividade da competição é a extinção da Copa FMF. A seletiva foi cancelada por falta de patrocínio e a Federação enfrenta uma forte crise financeira. Assim, todas as vagas para as competições nacionais (Copa do Brasil, Copa Verde e Série D) serão decididas no Estadual.
Regulamento
A fórmula de disputa segue a mesma do ano passado, como exige o Estatuto do Torcedor. Todas as 9 equipes se enfrentam em turno único, com os dois primeiros colocados se classificando diretamente para a semifinal. Enquanto isso, os classificados de 3º a 6º vão jogar as quartas de final, 7º e 8º eliminados e 9º rebaixado.
Na semifinal, a equipe que tiver melhor campanha, entre os dois que avançarem pelas quartas, vai encarar o segundo classificado da primeira fase. Já aquele que tiver pior campanha, vai encarar o líder. Tanto a final quanto a disputa de terceiro lugar serão disputadas em ida e volta.
O jogo
União e Mixto entrarão em campo este ano com elencos bem diferentes dos que encerraram o calendário de 2024. No Colorado, vice-campeão na temporada passada, o técnico Leandro Sena chegou à cidade em novembro, vindo do futebol do Nordeste, e indicou alguns dos reforços, com destaque para o atacante Ítalo Tanque.
Remodelado, após terminar o Estadual na quinta posição, o Mixto contratou o técnico gaúcho Lucas Isotton e manteve apenas o meia Geovani, o atacante Anthony e o goleiro Rafael Puridade. No total, 20 jogadores foram contratados, e, alguns repatriados, como o atacante Lorran. O último reforço anunciado é o volante Juninho Ramos - campeão da Série C de 2024, pelo Volta Redonda. Na pré-temporada o alvinegro fez três amistosos: empatou sem gols com o Sub-20 do Dom Bosco e venceu Academia e Primavera, ambos por 2 x 0.
O jogo terá a transmissão da Equipe de Ouro da Cultura FM 90.7
Luverdense
Em Lucas do Rio Verde, também às 18h, o Luverdense recebe o Primavera. Em fase de reestruturação o clube de Lucas vem de uma boa campanha em 2024, alcançando a terceira colocação e se reforçando. Marcelo Caranhato será o comandante do alviverde que montou um time ‘cascudo’ com o apoio do diretor Luiz Pongelupe.
Recém guindado à elite o Primavera debuta na Primeira Divisão, treinado por Gelson Conte, que renovou o contrato.
Ficha técnica
União X Mixto
Local: Estádio Engenheiro Luthero Lopes- Rondonópolis
Horário: 18 horas
Tranmissão: Cultura FM 907.
União - Lucas; Guti, Abdalla, Davi e Geandro; Miguel, Ikson e Nathan; >talo Tanque, Gionotti e Fauver Frank. Técnico: Leandro Sena
Mixto - Ravel; Raynan, Daniel Felipe, Pablo e Jean Carlos; Wesley Gaúcho, Vinicius, Abner e Luam Parede; Geovani e Lorran. Técnico: Lucas Isotton
Últimos Campeões e Vice-campeão
2024 Cuiabá - União Rondonópolis
2023 Cuiabá - União Rondonópolis
2022 Cuiabá - União Rondonópolis
2021 Cuiabá - Operario (Varzea Grande)
2020 Nova Mutum EC - União Rondonópolis