NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
Logomarca

GERAL Terça-feira, 01 de Outubro de 2013, 23:30 - A | A

01 de Outubro de 2013, 23h:30 - A | A

GERAL /

Nova Mutum: Lojas de móveis e eletro fecharão mais cedo aos sábados



Acordo entre lojistas foi acompanhado por representantes da Acenm/CDL, Câmara de Vereadores e Prefeitura.

Em reunião na tarde desta terça-feira (1º) no auditório da Acenm/CDL, lojistas do segmento de varejo de móveis e eletrodomésticos firmaram acordo para alteração do horário de funcionamento das lojas aos sábados. A reunião foi proposta pelo verador Lucas Badan Faria e contou ainda com a participação do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Romário Limberger Junior, e do presidente da Associação Comercial e Empresarial, Alexandre Saito, que representaram o poder Legislativo, poder Executivo e classe empresarial.

Em consenso os comerciantes acataram a proposta do vereador Lucas, que estipula o horário das 7h às 13h para funcionamento dos estabelecimentos deste segmento aos sábados. A atual lei municipal prevê o fechamento das lojas as 18h, portanto o acordo provoca uma redução de cinco horas no expediente. A proposta, segundo o vereador, visa atender uma reivindicação antiga dos funcionários.

 

DATAS COMEMORATIVAS E FINAL DE ANO - O novo horário aos sábados para o segmento de móveis e eletro começa a vigorar no dia 19 de outubro deste ano. Contudo, nos sábados que forem véspera de datas comemorativas com relevância para o comércio o fechamento às 18h será mantido. O calendário destas datas especiais está sendo estudado pelos lojistas.

 

Além disso, no mês de dezembro, devido ao horário especial de final de ano que será estabelecido pela prefeitura através de uma portaria, as lojas poderão permanecer abertas até mais tarde. Para o período natalino deste ano a prefeitura está preparando uma campanha com iluminação na Avenida Mutum e programação cultural para atrair a população para o centro comercial da cidade, informou o secretário Romário Limberger Junior.

 

NOVA LEI - Ao final da reunião, os representantes das lojas de móveis e eletro assinaram uma ata e encaminharam a decisão ao poder Executivo. O acordo deste segmento é apenas uma etapa das negociações que darão origem a nova lei municipal que regulamenta o horário de funcionamento do comércio. Outros segmentos como supermercados e lojas de confecções farão reuniões nas próximas semanas, para que cada segmento faça seu acordo e encaminhe ao Executivo municipal.

 

A PROPOSTA - A proposta de redução do horário das 18h para as 13h aos sábados, segundo o vereador Lucas Badan Faria, que já trabalhou em empresas do segmento de móveis e eletro, visa proporcionar aos funcionários mais tempo livre para descanso e para dedicação à família, com vistas a aumentar a qualidade de vida, a satisfação profissional e consequentemente o envolvimento e produtividade no trabalho. “Digo isso por experiência própria e tenho certeza que as empresas também ganharão com essa mudança”, comentou o vereador.

 

Conforme Saito, “o papel da Acenm/CDL é ouvir os interesses dos comerciantes e dar suporte para que a classe seja atendida, dentro dos princípios do diálogo e do bem comum”.

 

O secretário Romário afirmou que o interesse da prefeitura é atender a decisão dos comerciantes.

 

 

Fonte:Assessoria de imprensa – Acenm/CDL



Comente esta notícia