NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 10 de Outubro de 2013, 22:04 - A | A

10 de Outubro de 2013, 22h:04 - A | A

GERAL /

Nova Mutum: Negligência familiar lidera ranking de violência contra crianças



A maioria dos casos registrados é de violência intrafamiliar, ou seja, envolvendo os pais e parentes.

Quando o assunto é violação dos direitos da crianças e adolescentes, a negligência familiar lidera o ranking em Nova Mutum, seguida pela violência psicológica e violência física. Somente no ano de 2012 foram registrados quase dois mil casos, ou seja, quase cinco crianças sofreram algum tipo de agressão por dia.

Somente no primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, o levantamento fornecido pelo Conselho Tutelar, ao site Mutum Notícias, já registraram 580 casos. Destes, 356, foram classificados como negligência familiar, que inibe todo o tipo de cuidados necessários ao bem estar da criança, tais como alimentação adequada, higiene, vestuário, cuidados médicos, afeto, atenção, vigilância e educação.

Em segundo lugar está a violência psicológica, com 189 casos atendidos. Este caso é de difícil detecção, e pode a marcar a criança para o resto da vida com um comportamento algumas vezes arredio, timidez excessiva, agressividade, dificuldades no relacionamento com outras pessoas.

O levantamento mostra ainda, 25 casos de violência física, principalmente, com crianças de sete a doze anos. E, o abuso sexual com 10 casos confirmados, cometido por familiares ou responsáveis e por não familiares.

O Conselho informou ainda, que é grande o número de crianças e adolescentes, com idades que variam de 09 a 14 anos, que estão inseridas no tráfico de drogas. “É, impressionante, a evolução do comportamento compulsivo, agressivo destas crianças quando são envolvidas com a venda ou uso de entorpecentes. E, um dos principais motivos para entrada “neste mercado” é o desequilíbrio familiar e o dinheiro fácil”, destacou a Conselheira Silvia Cristina.

A maioria dos casos registrados é de violência intrafamiliar, ou seja, envolvendo os pais e parentes. Em sequência aparecem os vizinhos, amigos, pessoas que tem contato íntimo com a vítima. O agressor é sempre alguém que tem algum contato com a vítima. E, o Conselho Tutelar, em Nova Mutum, é a principal porta denuncias, em seguida pela Delegacia de Polícia Civil, Policia Militar, Juizado da Infância e Adolescente, Promotoria e o Disque 100.

Os casos registrados são encaminhados os órgãos municipais competentes, para devidas providências. O Conselho Tutelar atua com cinco Conselheiros no município, com atendimento 24 horas, através do celular de plantão: (65) 9628-3858, ou através do Disque 100.

Fonte:MutumNoticias


Comente esta notícia