Gilmar Alves
Nova Mutum/MT
A Secretaria de Educação de Nova Mutum celebrou o III Seminário de Boas Práticas do Programa Alfabetiza – MT, Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, um evento que destacou a importância da educação inicial e da alfabetização no desenvolvimento integral das crianças. Com o lema inspirador "Nossas digitais não se apagam das vidas que tocamos", o seminário foi uma vitrine para as práticas inovadoras dos educadores, que com dedicação e criatividade, superam desafios e contribuem significativamente para o progresso dos estudantes.
Durante o evento, as apresentações dos alunos foram um testemunho do impacto positivo dessas práticas educativas. A jovem Maria Flor, com apenas quatro anos, encantou a todos com sua performance musical, enquanto Mariane e Milena, ambas de seis anos, demonstraram suas habilidades na declamação de trovas. Clara, de cinco anos, expressou-se artisticamente através de um poema, e Maria Eduarda, aos oito anos, também compartilhou sua poesia, evidenciando os avanços alcançados na leitura e na expressão criativa.
Foto: Divulgação
As palavras da Coordenadora Regional do Programa Alfabetiza MT, Marcileide Felix, e da Secretária de Educação, Elena Maria Maass Lima, ressaltaram a relevância do programa e seu alinhamento com políticas nacionais de alfabetização. O Programa Alfabetiza MT, estabelecido pela Lei 11.485 e pelo Decreto N°1.065, é um exemplo de colaboração e apoio aos municípios, estruturado em oito componentes essenciais para a gestão eficaz da alfabetização.
Em sua edição de 2024, o programa se integra à Política Nacional do Compromisso Criança Alfabetizada e à Renalfa, reforçando a rede de articulação, formação e mobilização em prol da educação.
A formação continuada, abrangendo professores do ensino fundamental e da educação infantil, bem como gestores escolares, tem sido um pilar fundamental, garantindo que a educação de qualidade seja uma realidade acessível a todas as crianças, preparando-as não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para serem cidadãos conscientes e ativos em suas comunidades.