NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,06
NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,06
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024, 14:14 - A | A

19 de Dezembro de 2024, 14h:14 - A | A

GERAL / PERIGO

Travessias urbanas da BR-163/MT concentram 78% dos atendimentos com motocicletas

Raquel Ferreira/Nova Rota do Oeste
Nova Mutum/MT



Com 78% dos atendimentos a motociclistas concentrados nas travessias urbanas da BR-163/MT, a Nova Rota do Oeste chama a atenção dos condutores para a importância da prática de direção defensiva, respeitos às regras de trânsito, reforço na atenção ao fluxo de veículos que é predominantemente de carga. De 1º de janeiro a 30 de novembro, a Concessionária registrou 743 ocorrências com motocicletas, sendo que 579 ocorreram nas regiões urbanizadas. Em 82% dos casos houve feridos.

O diretor de Operações e Tecnologia da Nova Rota, Wilson Ferreira, frisa que a análise dos vídeos captados no trecho sob concessão, por meio das câmeras de monitoramento, tem demonstrado que o alto índice de ocorrências nas travessias urbanas tem relação à falta de cuidados básicos na direção.

“Além da falta de uso de equipamentos de proteção, como o capacete, e até mesmo da ausência da habilitação, observamos que os motociclistas subestimam os riscos existentes em uma rodovia, onde o tráfego é majoritariamente de carga. Na maioria das vezes, o motorista da carreta nem vê a motocicleta e acaba ocorrendo o acidente”, comenta.

Diante dessa realidade, o diretor frisa a importância de o motociclista assegurar que está sendo visto pelo motorista do outro veículo e evitar pontos cegos. Reforça que na BR-163, as velocidades desenvolvidas são mais altas que dentro das cidades e os veículos são naturalmente mais pesados, uma combinação que exige um tempo de resposta maior.

“Os motociclistas desconsideram esses elementos de trânsito, bem como a fragilidade à que estão expostos, uma vez que as motocicletas não oferecem nenhuma proteção”, aponta o diretor.

*Dicas para evitar acidentes*

*Uso de Equipamentos de Segurança*: capacetes, jaquetas com proteção, luvas e calçados adequados;

*Manutenção*: verifique regularmente os freios, pneus, luzes e outros componentes para garantir que estejam em boas condições;

*Respeito às leis de trânsito*: respeite os limites de velocidade e a sinalização, bem como as limitações do veículo; não realize manobra inadequada e em locais proibidos; não transporte crianças sem idade e altura mínimas;

*Atenção redobrada*: fique atento ao comportamento dos outros veículos e antecipe a possíveis ações para evitar colisões. Assegure que está sendo visto pelos motoristas.

 



Comente esta notícia