Darcianne Diogo/Correio Braziliense
Em um caso chocante de violência contra a mulher, a Polícia Militar (PMDF) prendeu um homem e resgatou sua companheira, que havia sido sequestrada por ele durante uma audiência on-line sobre violência doméstica. A abordagem ocorreu na tarde dessa segunda-feira (31/3), na DF-457, no sentido QNL/Samambaia.
A vítima participava da audiência judicial on-line, relacionada à Lei Maria da Penha, com membros do Ministério Público (MPDFT) e do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). Na sessão, a servidora do TJ questiona a mulher: “Está tudo bem com a senhora?”. Ela responde com um “tá”, mas vira a câmera para o banco onde o agressor está sentado e faz uma negativa com a cabeça. A servidora pergunta onde a mulher está estacionada com o carro, quando o homem interrompe e diz: “Videoconferência, videoconferência. Faz só audiência mesmo. Desculpa aí, promotora”.
Os servidores logo perceberam o risco e notaram que a vítima estava sendo sequestrada e coagida pelo acusado. A equipe do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), que já prestava assistência regular à vítima, foi a primeira a ser mobilizada. Os policiais acionaram diversas unidades da corporação para localizar o veículo onde estavam a mulher e seu sequestrador.
Diante da gravidade da situação, a PMDF montou um cerco estratégico e posicionou equipes ao longo das prováveis rotas de fuga do agressor. Por volta das 18h, policiais do Grupo Tático Operacional do 2º Batalhão (Gtop 22) interceptaram o carro.
O homem preso já tinha antecedentes criminais por violência doméstica. Além da acusação de sequestro, também foi cumprido um mandado de prisão em aberto contra ele por descumprimento de medida protetiva.
Os vídeos que mostram tanto a audiência quanto a interceptação do veículo (Veja o vídeo abaixo)