Metrópoles
Rodolfo Manhães Viana, de 34 anos, conhecido como Rato, voltou para trás das grades após ter sido capturado durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro nesse sábado (15/2). Depois de sua prisão, diversos criminosos atacaram a 60ª Delegacia de Polícia de Campos Elíseos na tentativa de resgatar o líder, o que resultou em dois policiais feridos.
Rato é apontado pela polícia como o chefe do tráfico de drogas na comunidade Vai Quem Quer, em Duque de Caxias (RJ). Associado ao Comando Vermelho (CV), ele exerce forte controle sobre o crime organizado na região.
Rato tem um histórico longo de condenações. Aos 22 anos, foi preso acusado de homicídios na favela, em busca de poder. Após mais de uma década detido, foi solto em 2024 — o que foi comemorado pelos traficantes da comunidade com uma queima de fogos.
Para além do tráfico, ele também é acusado de diversas mortes e extorsões a comerciantes de gás, internet, indústrias e outros segmentos da área, e é conhecido por ser peça-chave para o CV em Duque de Caxias.