NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 17 de Julho de 2013, 13:07 - A | A

17 de Julho de 2013, 13h:07 - A | A

GERAL /

Nova Mutum: morador flagra queimada e secretário diz que ato foi legal



O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Osmar Isoton, declarou ser legal uma queimada flagrada no município, no sábado (13). O registro foi feito por um morador da cidade e a imagem (foto abaixo) é impressionante. "É uma cena impactante. Sou cinegrafista há anos e foi instintivo registrar o momento", afirmou, ao Só Notícias, o repórter cinematográfico, Alex Pereira.

"No caso desta propriedade, o dono contratou uma empresa, com equipe multidisciplinar, obtendo o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o relatório de Impacto Ambiental (RIMA), exigências para que a Sema emitisse a licença de desmate. Após a derrubada, o proprietário iniciou o processo de limpeza e preparo da área, onde o fogo é um instrumento que pode ser utilizado nesta operação, desde que atenda as normas ambientais. Todas as precauções como aceiros, para controle do fogo, bem como uma equipe de combate a queimadas para atender em caso de situações de maior risco, foram tomadas", explicou o secretário.

Para Osmar, vários pontos podem ser observados na fotografia. "A queimada foi realizada em um horário propício, sem vento. Houve um processo de evaporação intenso, onde se observa uma nuvem branca, composta de vapor de água e gases. A parte escura observada, caracteriza-se pela presença da fumaça, onde encontra-se a maior concentração de gases. O fogo foi localizado, não apresentando avanço sobre outras propriedades".

O período proibitivo de queimadas no Estado começou no dia 15 deste mês e segue até 15 de setembro, podendo ser estendido, dependendo dos fatores climáticos, como a baixa umidade relativa do ar.

"O processo de desmate, derrubada da vegetação nativa, diante das leis vigentes, diz que ‘em propriedades de vegetação de cerrado, o proprietário pode desmatar até 65% da propriedade, com fins de exploração agropecuária. Bem como na área de mata o percentual é de 20%". Para que o produtor faça a derrubada, ele deve seguir o que determina a lei, necessitando que seja obtida a licença de desmate. Após o órgão ambiental do Estado, no caso a Sema, efetuar as vistorias e análise documental, estando em conformidade com a lei, a Sema emitiu a licença de desmate. Foi o caso desta propriedade".

Fonte:SoNoticias



Comente esta notícia