Mayara Campos/OlharDireto
Juína/MT e Vilhena/RO.
O trabalhador Frankley Mesquita foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, após ficar perdido por 12 dias na Floresta Amazônica, entre Juína/MT e Vilhena (RO), dentro Estação Ecológica Iquê, que também faz parte da Terra Indígena Inawene-nawê. O desaparecimento de Frankley foi registrado por um colega de trabalho no dia 07 de fevereiro.
O homem relatou que não encontrou mais a vítima, ao retornar para o local onde o havia deixado, sem notar também nenhuma pista do paradeiro do colega.
Diante da gravidade da situação, o comandante da 14ª CIBM, Major BM Reis, acionou a equipe de buscas com cães. A operação de resgate foi desafiadora, devido às características da área, um ambiente hostil de difícil acesso e locomoção restrita. As buscas iniciais abrangeram um raio de 500 metros ao redor do acampamento, sem encontrar vestígios. Com o apoio de um quadriciclo, uma motocicleta, drone termal, e cães os bombeiros ampliaram a área de procura ao longo dos dias.
Após 12 dias perdido na mata, o trabalhador, conseguiu retornar ao acampamento, exausto, mas em condições estáveis. Ele relatou que, ao sair para pescar, acabou se desviando do caminho e se perdeu na floresta. Durante todo o período, sobreviveu na mata até conseguir ouvir os chamados da equipe de resgate.
Imediatamente, os bombeiros realizaram a primeira avaliação médica e o encaminharam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juína/MT, onde passou por exames.
Na imprensa local, foi registrado o momento de reencontro do trabalhador com sua família.
VEJA VÍDEO: