Alexandra Lopes/Folhamax
O faccionado ao Comando Vermelho (CV-MT), Jonathan do Bem Campos, de 21 anos, morreu na noite deste domingo (24) durante uma troca de tiros com policiais militares em Barra do Bugres (165 km de Cuiabá). O criminoso baleado tinha diversas passagens pela polícia.
O confronto ocorreu após o jovem e outros quatro comparsas fugirem de uma abordagem que aconteceu em uma casa localizada na Rua Jaracatia. Naquela residência, a PM encontrou várias porções de pasta-base de cocaína jogadas no chão.
Conforme o boletim de ocorrência da Polícia Militar, na casa havia uma adolescente de 15 anos que informou que os suspeitos, entre eles o marido dela, um jovem de 17 anos, tinham fugido pela janela. Ela relatou que os eles estavam armados. Segundo o boletim, durante diligências na região, os policiais entraram em uma casa abandonada no bairro Pôr do Sol, pois suspeitavam que o grupo poderia estar na residência.
A janela da casa estava quebrada. Um dos militares disse que era da polícia e ordenou para quem estivesse dentro da residência saísse com as mãos na cabeça. Ninguém saiu e o PM informou às demais equipes que entraria na casa, pois constatou que o local possuía marcas de alguém que teria pulado para dentro da residência através de uma janela quebrada. Durante a busca, em um dos cômodos, o militar visualizou o suspeito agachado num canto da parede, segurando um revólver com as duas mãos.
O militar ordenou que ele colocasse a mão na cabeça, mas a ordem foi desobedecida. Jonathan, então, apontou a arma em direção ao militar, que ao ouvir o clique do gatilho revidou para neutralizar a ação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o suspeito para a Unidade de Pronto Atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos.
Jonathan do Bem Campos tinha passagens por roubo, receptação e posse de drogas. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil.