Assessoria
Nova Mutum
Na última segunda-feira (23-10), A Câmara Municipal de Nova Mutum realizou a 2ª Sessão Itinerante de 2017, na Comunidade Pontal do Marape (Distante 150 km da sede do Município).
Durante o dia, os vereadores visitaram propriedades rurais e ouviram reivindicações dos moradores locais e à noite foi realizada a Sessão na Escola do Campo Jorge Carlos Ferreira.
Na pauta foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 092/2017, que dispõe sobre a criação do conselho municipal de Turismo de Nova Mutum.
Os vereadores apresentaram e aprovaram doze indicações. O presidente da Casa, vereador Airton Pessi propôs, através da indicação nº 258, que o Município em parceria com as secretarias e órgãos responsáveis para regularizar e viabilizar a comercialização dos produtos manufaturados e semi industrializados da agricultura familiar dos assentamentos rurais de Nova Mutum. Quick ainda solicitou através da indicação nº 263, que seja criado o programa de incentivo ao desenvolvimento econômico da cadeia produtiva da agricultura familiar, prevendo contrapartida dos pequenos produtores para criação do fundo de fomento e promoção de ações de apoio e incentivo a atividade.
O vereador André Piter da Silva também apresentou duas indicações. A de nº 259, trata sobre a necessidade de realizar a conclusão de abertura de ruas, instalação de rede de água e energia elétrica no loteamento destinado ao parceleiro do assentamento Pontal do Marape. A indicação nº 264 é referente a importância de ser viabilizado a construção de um centro social no Pontal do Marape.
Altair Marcos Albuquerque (1º secretário da Câmara), indicou (260/2017), a necessidade do Poder Executivo em aderir as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal no projeto Jovens Rurais em todos os assentamentos rurais do Município.
Já o vereador José da Paixão Nonato apresentou a indicação nº 261, que é referente a importância de ser implantado serviços de coleta de lixo doméstico e destinação adequada para os resíduos sólidos coletados na comunidade Pontal do Marape.
A importância de ser criado um programa de incentivo aos atletas semi profissionais e profissionais para subsidiar custos com deslocamento pernoite e alimentação nas competições regionais, federais ou internacionais, foi a proposta defendida pelo vereador Cristiano Bicô (indicação nº 262).
Os vereadores Cristiano Bicô e Alexandre da Silva Tavares cobraram a intervenção dos órgãos competentes para implantar um posto avançado da agência dos Correios no Pontal do Marape (indicação nº 265). Cristiano e Alexandre ainda indicaram a necessidade de ser implantado um posto policial naquele Assentamento (267/2017).
Romeu Belem, Altair Marcos Albuquerque e Lucas Badan Faria apresentaram a indicação nº 266, onde solicitam a disponibilização de recursos financeiros para a construção de uma piscina olímpica na Escola Jorge Carlos Ferreira no Pontal do Marape.
Os vereadores José da Paixão Nonato e Airton Pessi foram os autores da propositura nº 268, que trata sobre a importância de ser viabilizado junto ao Governo Federal e Estadual um projeto habitacional para atender famílias de baixa renda e servidores que residem no Pontal do Marape.
O Plenário da Câmara apresentou e aprovou a indicação nº 269, referente a necessidade de instalar super postes de iluminação na parte interna da Escola Jorge Carlos Ferreira.
A próxima Sessão Ordinária será realizada dia 06 de Novembro, às 19h, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Mutum.