Elissa Neves - SECOM/CMNM
O presidente da Casa Legislativa José da Paixão, com o apoio dos vereadores Maciel Souza e Alexandre Tavares, em uma iniciativa pioneira, propôs ao governo do estado firmar um convênio com o Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, para a criação e disponibilização de um leito psiquiátrico, além da contratação de profissionais especializados para atender pacientes em crise.
Embora Nova Mutum conte com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), é evidente a necessidade de leitos psiquiátricos no município. Estes são fundamentais no atendimento básico aos pacientes que chegam em momentos de crise e carecem de um ambiente seguro e especializado, garantindo sua segurança e integridade física durante o tratamento e paralelamente a de outros pacientes e dos profissionais que se encontram na unidade.
Reconhecendo esta lacuna no sistema de saúde mental da cidade, os parlamentares apresentaram a proposta visando garantir uma assistência mais abrangente aos pacientes que enfrentam transtornos psicológicos e psiquiátricos.
A parceria com o hospital, referência na região, fortaleceria a oferta de leitos especializados, proporcionando mais recursos e possibilidades de tratamento aos pacientes comenta o presidente.
A expectativa dos parlamentares é que o Governo do Estado, muito em breve emita uma resposta favorável, a fim de proporcionar uma estrutura adequada e profissionais capacitados para o atendimento e cuidados da saúde mental de Nova Mutum e região.