Amanda Divina/Olhar Direto
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) apontam que Mato Grosso produziu mais de 949 mil toneladas de carne bovina no primeiro semestre deste ano. Este é o maior volume de proteína vermelha alcançada pelo estado em um semestre.
Conforme o levantamento, foram abatidos 3,54 milhões de cabeças de gado resultando na produção de 949,58 mil toneladas de carne. Esse cenário de aumento na produção é resultado do elevado número de bovinos abatidos, principalmente, vacas e novilhas.
Somente no mês de agosto foi abatido 666, 98 mil e exportado pouco mais de 65 toneladas de carne. A China importou pouco mais de 29 mil toneladas. Mato Grosso é o estado que tem mais plantas frigoríficas habilitadas para exportar carne ao país asiático.
Mesmo com a China mantendo a liderança nas compras, o cenário de altos patamares nas exportações, está atrelado à maior demanda de outros países, com Mato Grosso ampliando sua base de compradores internacionais, e oferecendo novas opções para a demanda internacional pela proteína vermelha.