GloboRural
Brasil
Imagine a cena: mais de 45 vacas pulando de alegria ao perceberem que ganharam uma ‘cama’ nova para dormir em 2025. O episódio é real e aconteceu em Abadia de Goiás (GO). Dias após a publicação nas redes sociais, o vídeo viralizou, alcançando quase 6 milhões de visualizações e 5,8 mil comentários.
De acordo com Ailton Conceição de Sousa, gerente da Chácara Bouganville, a reação dos animais aconteceu após a troca da palha de arroz no estábulo.
“Por estarmos nessa época de chuva, o local ficou muito úmido e ruim para que elas pudessem deitar e relaxar. Então, retiramos uma parte para ser transformada em esterco orgânico na roça e renovamos o material, que deixa o ambiente mais seco”.
A propriedade rural é focada na produção de leite e possui, aproximadamente, 200 cabeças, entre animais de lactação, pós-parto e novilhas.
Bem-estar animal
Nos últimos tempos, ações que promovem o bem-estar de bois e vacas são cada vez mais comuns a fim de melhorar os resultados da produção de leite, reprodução e a qualidade da carne, seguindo os princípios difundidos pela zootecnista e consultora Mary Temple Grandin, referência mundial no assunto.
E foi isso o que aconteceu na Chácara Bouganville. Conforme o gerente, em entrevista à Globo Rural, a quantidade de leite produzida diariamente aumentou, em média, 500 litros após a troca da palha de arroz no estábulo e o acréscimo de cevada na alimentação.
“Nós conseguimos uma resposta boa, pois a produção cresceu. A vaca não tendo um bem-estar, não vai colaborar”, finaliza ele.
Além da nova cama, o local investe em ventiladores para controlar a temperatura, que deve ficar entre 17ºC e 20ºC.
Luiz Orcírio Fialho de Oliveira, diretor da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), destaca que os animais em bem-estar são mais eficientes do ponto de vista produtivo porque não estão submetidos aos fatores estressantes que levam às mudanças comportamentais.
“As substâncias que os animais liberam nesses momentos, como adrenalina e corticoides, o deixam irritado, agressivo, sem fome, e isso prejudica”.
Ainda conforme o especialista, no caso das vacas de leite gravadas comemorando a nova ‘cama’, o ambiente em que são criadas já é de confinamento. Assim, o zelo do criatório em manter as condições saudáveis – sem umidade e sujeira – diminui o estresse.
“Importante também saber qual é o local natural, pois o bem-estar está relacionado com a liberdade: livre de fome, de desconforto, de dor e doença, de poder se comportar naturalmente, etc”.
A repercussão
Entre os comentários nas redes sociais, muitos consideraram as imagens fofas pela felicidade dos animais. “Quem não gosta de uma cama quentinha, até os animais pulam de alegria! Que lindo! Umas fofuras de vacas”, disse um deles.
Em outro momento, um internauta escreveu que o comportamento também é comum onde trabalha: “Aqui, toda vez que a cama é trocada, elas fazem a festa. Isso é desde os bezerros, já tem esse instinto”.
VEJA VÍDEO: