NOVA MUTUM, 08 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,91
NOVA MUTUM, 08 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,91
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 07 de Abril de 2025, 15:03 - A | A

07 de Abril de 2025, 15h:03 - A | A

GERAL / VEÍCULOS E TECNOLOGIA

Adeus, motos? Conheça o Corleo, ‘robô-cavalo’ da Kawasaki; Veja vídeo

O Corleo, da Kawasaki, parece uma mistura de moto com cavalo; ele foi criado para mobilidade pessoal em terrenos desafiadores

Pedro Spadoni/Olhar Digital



A Kawasaki apresentou recentemente um conceito inusitado: o Corleo, “robô-cavalo” criado para mobilidade pessoal em terrenos desafiadores. O anúncio foi feito durante a Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão.

O Corleo parece uma moto. Mas ao invés de pneus, ele tem quatro patas. Com pernas mecânicas e visual inspirado nas motocicletas da marca, o veículo é feito para ser montado como um animal mesmo. Ele é movido por um motor a hidrogênio de 150 cilindradas.

O projeto une robótica avançada, inteligência artificial (IA) e energia limpa. A ideia é oferecer uma alternativa de transporte em locais onde veículos com rodas não conseguem circular.

‘Robô-cavalo’ da Kawasaki se adapta a terrenos e é controlado pelo corpo do condutor

As pernas do Corleo absorvem impactos e se adaptam a diferentes tipos de terreno, como pastos, pedras e entulho. Os “cascos” de borracha aumentam a estabilidade em pisos duros ou macios. E o robô também é capaz de saltar obstáculos.

O controle é feito pelo corpo do condutor. Ao mover o centro de gravidade, o robô entende o comando e ajusta os passos. Um visor com realidade aumentada mostra informações como níveis de hidrogênio, navegação e equilíbrio, conforme divulgado pela Kawasaki.

O design é aerodinâmico, com estrutura de metal e fibra de carbono. Na frente, há um escudo com faróis – essa parte lembra um capacete.

A empresa publicou um vídeo no YouTube mostrando como o robô funcionaria. As imagens mostram pessoas montando o Corleo em florestas, neve e regiões montanhosas

Ainda em fase conceitual, o Corleo não tem data de lançamento. Mas a Kawasaki fala em possível comercialização até 2050.



Comente esta notícia