NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
NOVA MUTUM, 21 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,09
Logomarca

POLÍTICA Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 14:16 - A | A

10 de Outubro de 2024, 14h:16 - A | A

POLÍTICA / SUSTENTABILIDADE E RENTABILIDADE

Lei estadual da irrigação de autoria de deputado Mutuense é aprovada em 1ª votação na ALMT

Mauro Fonseca/Power Mix
Cuiabá/MT



A agricultura irrigada comemorou uma grande vitória nesta quarta-feira, (09) depois que a lei que institui o Programa Estadual de Irrigação foi aprovada em primeira votação pela Assembleia Legislativa do Estado. A partir de agora está criada, com essa aprovação, a política estadual de agricultura irrigada.

De autoria do deputado Hugo Garcia, (REPUBLICANOS) a lei nº1600/2024 tem como objetivo elevar os níveis de produtividade das culturas, ampliar a produção de alimentos, reduzir os riscos e custeio do uso dos insumos por meio da irrigação sustentável. 

Segundo Hugo, com a iniciativa fica atualizada a lei 5975/92 do deputado Paulo Moura da época. Ainda segundo o parlamentar, Mato Grosso é o estado que pode ter a maior quantidade área irrigada do Brasil e do mundo, podendo chegar de oito a dez milhões de hectares de área irrigada.

Ele lembra que o estado tem quatro dos maiores aquíferos dentro de suas áreas, ou seja, "água têm, mas temos que utilizar de forma correta e sustentável. Esse projeto defende isso, a forma correta por meio de dados e o jeito certo de usar a água na agricultura" disse ele.

O PL da irrigação de Mato Grosso passará ser analisado pelas comissões de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e irá ser submetido a segunda votação.

Hugo que está atuando como deputado desde o afastamento do titular, Valmir Moretto, (REPUBLICANOS) é uma das grandes vozes da agricultura irrigada do estado e preside a mais importante entidade ligada ao setor em Mato Grosso, a APROFIR.

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM



Comente esta notícia