GloboRural
O preço do boi gordo manteve-se estável pelo segundo dia consecutivo nas principais praças pecuárias de São Paulo, cotado a R$ 312 a arroba em Barretos e Araçatuba, segundo levantamento realizado pela Scot Consultoria.
Com poucas negociações, o mercado tem perdido força desde o início de dezembro, quando passou a registrar queda. No acumulado do mês, a desvalorização é de 10,86%, refletindo a paralisação das operações em boa parte da indústria e a resistência dos produtores em vender animais neste momento de baixa.
“Apenas compras estratégicas foram realizadas, conforme a necessidade ou oportunidade. Diante da oferta de compra vigente, a retração na oferta de boiadas aconteceu e negócios acontecem somente com quem está muito necessitado”, destaca a Scot em nota.
Para o início de 2025, as perspectivas para o mercado do boi gordo são de preços em alta, com menor envio de fêmeas para abate, segundo destaca o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Sob a ótica da demanda, o fortalecimento de mercados já existentes tende a continuar mantendo as exortações da proteína bovina fortalecidas, especialmente por países do Oriente Médio”, destaca o Instituto em seu último boletim.