Daniela Walzburiech/GloboRural
Com o setor em expansão e sendo parte fundamental da economia brasileira, o agronegócio exige cada vez mais profissionais qualificados para exercer as funções nos mais diversos segmentos da área. Em 2025 não será diferente.
Conforme o levantamento divulgado pela PageGroup, consultoria de recrutamento especializado, a profissão que irá se destacar no próximo ano para o setor do agronegócio é a de gerente agrícola, com salário entre R$ 25 mil a R$ 35 mil.
O cargo estará em alta devido à competitividade do mercado e a busca por profissionais atualizados não apenas com a área, mas às novas tecnologias e formas de fazer gestão, explica Lucas Toledo, diretor da Michael Page no Brasil.
"Para 2025, as empresas devem começar a investir na contratação de profissionais capazes de implementar estratégias para automatizar processos trazendo ganhos de produtividade e redução de despesas, melhorando o desempenho operacional e gerando os resultados esperados", opina Toledo.
Na leitura do especialista, resiliência e adaptabilidade serão habilidades cada vez mais procuradas no mercado de trabalho, especialmente nas posições de suporte à gestão e à alta liderança.
O que faz o gerente agrícola?
Uma das principais funções do profissional contratado é garantir a produtividade agrícola por hectare. Além desta, outras três são importantes e devem ser seguidas:
Criar estratégias de curto e médio prazo para melhorar a eficiência ao mesmo tempo que controla os custos;
Gerenciar os indicadores e os processos da área;
Criar planos de desenvolvimento.
Qual o perfil da vaga?
Segundo a pesquisa realizada pelo PageGroup com empresas do país, o gerente agrícola deve ter domínio técnico sobre as culturas para entender como funciona o manejo e os processos da lavoura, domínio analítico, gestão financeira e bom relacionamento em grupo.