PM/MT
Nova Mutum/MT
A jovem Heloísa Grabner, de 14 anos, aluna do projeto Elo - Escola de Equitação - da Cavalaria da Polícia Militar de Nova Mutum, conquistou uma medalha de bronze na Copa do Brasil de Hipismo, realizada em São Paulo. Ela é a primeira representante do projeto mato-grossense a conseguir um resultado expressivo em nível nacional.
A competição foi realizada, entre 11 a 15 de dezembro, na Sociedade Hípica Paulista. Heloísa foi bronze na categoria aspirante. A Copa do Brasil de Hipismo é uma das mais importantes competições desse esporte no país, que é válida para o ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
O evento reuniu a elite do esporte com os melhores cavaleiros e amazonas brasileiros de diversas categorias. Também participaram da competição o comandante da Cavalaria de Nova Mutum, tenente-coronel Robson Fernandes da Silva, e a aluna Beatriz Sessi.
Para Heloísa, lidar com a pressão psicológica e a adaptação ao ambiente foram os grandes desafios durante a competição.
“Participar de um evento de grande porte, como a Copa do Brasil de Hipismo, trouxe desafios significativos, especialmente para uma atleta jovem como eu. Ter uma boa preparação física e técnica foi fundamental para lidar com a pressão psicológica, devido ao alto nível dos competidores, e a adaptação ao ambiente, diferente daquela onde estou acostumada a treinar. Considero essa experiência incrível e acredito que posso servir de inspiração para outros jovens atletas que sonham em alcançar excelência no esporte”, ressaltou Heloísa.
O tenente-coronel Fernandes explica que o projeto existe há pouco mais de um ano e que Heloísa logo se mostrou apta a participar de uma competição nacional, em virtude de seus expressivos resultados em disputas estaduais, ao longo de 2024.
“A conquista da Heloísa reforça o talento, a dedicação e a coloca como uma das grandes promessas da modalidade. O hipismo, apesar de ser um esporte de elite, é oferecido gratuitamente no projeto Elo. Com isso, conseguimos aproximar bastante jovens para o rumo do esporte", destacou o comandante.
Projeto Elo
Em parceria com a Prefeitura de Nova Mutum, o projeto Elo foi inaugurado em julho de 2023 e conta com estrutura para aulas de equitação e equoterapia para jovens em vulnerabilidade social. Atualmente, cerca de 50 crianças são atendidas de forma gratuita na sede da Cavalaria da PM do município. As aulas são ministradas pelo sargento da reserva remunerada Juvenil.
“É um projeto que utiliza cavalos como instrumento para o benefício físico e emocional, e a reabilitação de pessoas com necessidades especiais”, finaliza o tenente-coronel Fernandes