Alexandra Lopes/Folhamax
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento da prisão de um homem que realizava um gato de energia, em Várzea Grande, nesta terça-feira (17). Ele, que atua como "gateiro", e um morador da região, que contratou os serviços dele, foram presos em flagrante por uma equipe da Polícia Civil. A gravação mostra o homem em cima de uma escada encostada na fiação de alta tensão e o momento em que ele desce e acaba preso em flagrante.
De acordo com a delegada Elaine Cardoso, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Várzea Grande, as prisões ocorreram durante uma ação de combate ao furto de energia na Cidade Industrial. As imagens mostram o criminoso numa escada com alguns equipamentos improvisados e o morador ao lado 'supervisionando" o trabalho.
"Quando o criminoso não paga a conta, quem arca com isso é o trabalhador. Foram presos em flagrante tanto o gateiro quanto o proprietário da residência que o contratou", informou a delegada Elaine Cardoso.
Recentemente, a Energisa divulgou que, até outubro deste ano, 37 pessoas foram presas por furto de energia no Estado. As prisões ocorreram durante a Operação Energia Limpa, realizada em Cuiabá pela Secretaria de Segurança Pública e pela concessionária de energia de Mato Grosso.
As ações integradas realizadas em 2024 já recuperaram quase R$ 2 milhões em impostos e valores de energia consumida. A operação investiga ligações irregulares de clientes em todo o estado. A energia recuperada seria suficiente para abastecer a cidade de Novo Horizonte do Norte.