NOVA MUTUM, 03 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,70
NOVA MUTUM, 03 de Abril de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,70
Logomarca

POLÍTICA Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 13:08 - A | A

31 de Março de 2025, 13h:08 - A | A

POLÍTICA / MEIO AMBIENTE

‘Os EUA já ligaram o f* para questão ambiental’, diz Mauro Mendes sobre incerteza se vai à COP26; Veja vídeo

Rafael Machado/OlharDireto



O governador Mauro Mendes (União) afirmou que ainda está avaliando a participação do estado na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP), que acontecerá em Belém. Segundo ele, o evento perdeu relevância devido à postura dos Estados Unidos e de grandes empresas em relação às pautas ambientais.

"Os Estados Unidos já ligaram o f* pra essa questão ambiental, e isso acaba esvaziando a agenda. Grandes empresas americanas estão saindo da pauta ambiental, então é um novo cenário que tem que ser analisado", disse.

O governador destacou que a decisão sobre a presença na conferência será tomada em conjunto com o setor produtivo e a equipe técnica do governo. Para ele, o evento é um importante fórum mundial sobre meio ambiente, mas tem perdido força nos últimos anos.

Mauro também criticou discursos vazios em encontros internacionais sobre clima e reforçou a importância da produção agropecuária de Mato Grosso.

"Eu não vou lá pra ficar falando sopa de letrinha, tá? Eu tô cansado dessa conversa fiada, blá, blá, blá, jogando pra galera", afirmou.

O governador ressaltou que o Brasil, e em especial Mato Grosso, possuem grandes ativos ambientais e são essenciais para a segurança alimentar global. Segundo ele, o estado deve ser reconhecido por sua capacidade de produzir alimentos em larga escala ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.

"A agricultura que nós temos aqui, talvez nenhuma região do planeta tenha, produzindo tantos alimentos e preservando tanto como nós preservamos. Precisamos ser respeitados por isso", ressaltou.



Comente esta notícia